A Loja Maçônica "Conhecimento e Humildade" é federada ao Grande Oriente do Brasil e Jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Tocantins. Sediada na cidade de Palmas/TO, contribuiu na história da maçonaria quando realizou a primeira reunião ordinária do Rito de York (Ritual Emulação) neste Estado. O fato ocorreu aos dias 04 de abril de 2016, através da carta de autorização provisória emitida pelo Grande Oriente do Brasil.

A ideia de praticar mais um Rito neste Estado e, propiciar aos irmãos a possibilidade de ampliar experiências e conhecimentos, motivou um grupo de irmãos nesta empreita e após alguns meses de planejamento e discussão a ideia se materializou.

Além dos objetivos e lemas preconizados pela nossa instituição, temos como objetivo o aprimoramento intelectual e cultural através de estudos dirigidos e coordenados.

O Rito de York, é muito simples, mesmo assim exige-se muito mais dos irmãos no quesito do conhecimento da ritualística, sendo propício aos trabalhos a que pretendemos, por isso acreditamos na proposta de trabalho e, que este ritual e metodologia poderá conquistar a simpatia e bem querência dos irmãos da comunidade maçônica tocantinense.



Grão-Mestre Geral
Soberano Irmão Marcos José da Silva



Grão-Mestre Estadual
Eminente Irmão Geraldo Bento França