Press Release


DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM 

ENFERMAGEM DE SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA/PARTEIRA

5 Maio 2014



A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras – APEO - como representante dos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica (EEESMO) portugueses na International Confederation of Midwives (ICM), desde 2006, tem vindo a comemorar anualmente o DIA INTERNACIONAL DO EEESMO/PARTEIRA com atividades promotoras do desenvolvimento profissional juntos dos EEESMOs, bem como com atividades junto do cidadão e das famílias evidenciando os ganhos em saúde com a intervenção deste profissional na comunidade (centros de saúde) e nos cuidados diferenciados (hospitais).

“OS ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA/PARTEIRA MUDAM O MUNDO, UMA FAMILIA DE CADA VEZ” é o lema proposto pela ICM para este ano a 5 maio.

Com o objetivo de abranger mais profissionais da área e maior participação do cidadão a APEO decidiu associar-se à MCEESMO da Ordem dos Enfermeiros na realização de uma Mostra de Cuidados de SMO, no jardim da Alameda Afonso Henriques, Junto á Fonte Luminosa, no dia 5 de maio 2014, das 10:00 às 18:00H.

Contamos consigo, quer como profissional de saúde quer como cidadão, pois juntos mostraremos ao mundo a mais-valia do nosso trabalho e a capacidade de estabelecer parcerias com a mulher/casal/família. Este dia pode ser aproveitado para refletir sobre a nossa intervenção na comunidade, estabelecer novos contatos dentro e fora de Portugal de forma a ampliar a visão sobre o trabalho desenvolvido por este grupo profissional.

Até 2015 a ICM propõe uma campanha com o lema “O mundo precisa de EEESMOs/Parteiras, agora mais do que nunca” para aumentar o número de EEESMOs/Parteiras com o objetivo de todos os governos adotarem esta prioridade para que sejam alcançados os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente o 4 e 5 para "Reduzir a Mortalidade Infantil" e "Melhorar a Saúde Materna” até 2015”.

Quando o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO)/Parteira está autorizado a pôr em prática as suas competências e a desempenhar um papel ativo na assistência da gravidez, parto e pós-parto, previne 90% das mortes maternas. Além de desempenhar um papel primordial no planeamento familiar, aconselhamento e prevenção de doenças” (Declaração da UNFPA e da ICM, 2010). Em 2013, Professor Sir Sabaratnam Arulkumaran, presidente da FIGO, declarou publicamente o valor inestimável do trabalho do EEESMO/Parteira junto das mulheres e famílias, como profissional de saúde multifacetado, e incentivou os seus membros a colaborar e a estabelecer parcerias com associações de parteiras para obter resultados mais eficazes, maior sustentabilidade do sistema e maiores sinergias profissionais a bem da saúde sexual reprodutiva.

Este ano o lema “EEESMOs/PARTEIRAs MUDAM O MUNDO UMA FAMILIA DE CADA VEZ” da ICM demonstra que os cuidados prestados pelos EEESMOs/parteiras ás familias, comunidades e ao mundo salvam a vida das mães e dod bébes.

Participe… juntos teremos mais força!

A Presidente da APEO

Dolores Sardo


Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras
Portuguese Association Nurses Midwives
Serviço de Obstetrícia - 5º Piso, Hospital Garcia de Orta
Av. Torrado da Silva – Pragal, 2805-267 ALMADA
PORTUGAL
www.apeobstetras.org

Ċ
Joao Franco,
03/05/2014, 05:34
Comments