A Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica, EBEE, integra as Escolas de Física Jorge André Swieca, da Sociedade Brasileira de Física (SBF). 

A XVI EBEE se realizou de 12 a 14 de setembro de 2018, na Universidade Franciscana, UFN, em Santa Maria no RS.

 A XVI EBEE tem como público alvo  pesquisadores, estudantes de pós-graduação, iniciação científica e de final de graduação das áreas de Física, Química, Biofísica, Computação e afins que tenham como foco de interesse o entendimento/estudo da estrutura eletrônica dos materiais.





Os objetivos principais da XVI EBEE são:
Fornecer uma formação atualizada em Estrutura Eletrônica de Átomos, Moléculas, Líquidos, Nanoestruturas e Sólidos para alunos de mestrado, doutorado e final de curso de graduação, enfocando aspectos experimentais, teóricos e simulação computacional, de modo que o estudante possa ter uma visão integrada do como fazer nesta área.
Propiciar o contato entre alunos e pesquisadores de diferentes centros de pesquisa.
Dar aos alunos uma visão do estágio atual das pesquisas em Estrutura Eletrônica dos Materiais no Brasil.
Promover aos alunos uma visão interdisciplinar da Estrutura Eletrônica dentro das suas diversas linhas de pesquisa.
Servir de veículo de divulgação dos trabalhos em andamento pelos estudantes e pesquisadores na área de Estrutura Eletrônica.
Promover a colaboração e a integração entre diferentes pessoas, grupos de pesquisa e instituições.

Destaca-se o estudo de novas metodologias para a avaliar a estrutura eletrônica dos materiais, novos materiais, interface entre a aplicação de materiais entre diferentes áreas do conhecimento e a excelência de todos os palestrantes do evento na área de Estrutura Eletrônica, sendo que a maioria são pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq de diferentes instituições de pesquisa brasileiras.