Apresentação

  XXV EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia)

28 a 31 de Março


Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia
Univesidade Estadual de Feira de Santana

O grande propósito do projeto "As Escolas de Feira de Santana no Ano Internacional da Astronomia", apoiado pela FAPESB em 2010, foi o de dar continuidade as diversas ações realizadas em 2009 durante o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), pautadas em cursos, palestras, filmes, sessões no planetário, experimentos interativos de ciências, observações nos telescópios, etc., nos quais representaram a maior contribuição de divulgação científica organizada muldiamente para o público em geral, e que pôde ser traduzida em termos da popularização do conhecimento em Astronomia.

Vários resultados foram alcançados em nosso país, mas é necessário continuar as ações para garantir a consolidação dos mesmos. Desse modo, realizaremos durante o período de 28 a 31 de Março de 2012, no Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, o XXV EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia)*, cujo propósito consiste em fomentar os professores de Feira de Santana e região (redes pública e particular de ensino) com atividades que auxiliem os mesmos nos conteúdos relacionados à ciência astronômica.

De fato, o compromisso de contribuir para a melhoria do ensino de ciências nas escolas de Feira de Santana foi assumido em 2003, quando foi lançado o projeto-embrião "Ensino e Difusão de Astronomia", apoiado pela Fundação Vitae e pelo CNPq.

* Os EREAs nasceram no Ano Internacional de Astronomia como um subprograma das diversas atividades e comemorações promovidas. Objetivam dar continuidade as diversas ações como uma estratégia eficaz para popularizar a ciência astronômica entre crianças, jovens e adultos em diversas cidades do país.