I Fórum Internacional de Pedagogia - I FIPED
De 27 a 28 de novembro de 2008

Pau dos Ferros - RN (Brasil)


 



 

 II FIPED  - SEÇÃO BRASIL - 2009/Campina Grande/PB

 

http://www.forumdepedagogia.com

 

 EDIÇÕES ANTERIORES

 

Clique aqui e acesse o site do I FIPED - 2008 

I FIPED - Pau dos Ferros - RN

 FIPED II - SEÇÃO PORTUGAL - 2009 

 http://fiped.wordpress.com


Carta de Agradecimento

                                                                      

                                               Pau dos Ferros – RN, 03 de dezembro de 2008

 

Prezados/as senhores/as,

 

 Com o encerramento do I FIPED já se inicia uma nova história para as IES que irão sediar a 2ª edição, que ocorrerá em duas seções: Seção Brasil, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande - PB, possivelmente em novembro/2009, e Seção Portugal, na Universidade de Açores (UAC), Ilha Terceira, em abril/2009. 

Como Organizadoras da 1ª edição, resta-nos, agora, agradecer aos Grupos de Pesquisas da UERN, Departamentos Acadêmicos do CAMEAM, ao PPGL, como Co-organizadores; e, a UERN e Patrocinadores, graduandos, professores, técnico-administrativos e comunidade em geral que muito trabalharam para que tudo desse certo. 

Quem participou da primeira edição do FIPED pôde ver que os números falaram muito nesse evento, pois tivemos que interromper as inscrições no dia 15 de novembro, com 1.200 inscritos, doze dias antes do prazo previsto. Mas, não foram apenas os números, contamos, de fato, com a presença real de caravanas advindas de muitas IES, cidades e estados brasileiros, vários não inscritos, inconformados, como disseram por e-mail, que confiaram na Organização e foram merecidamente acolhidos no evento e nos alojamentos.

O grande sucesso do FIPED, superando expectativas e quebrando paradigmas reflete mais que ansiedade e fome de saber, de aprender, de participar; esse sucesso nos convida a refletir sobre a necessidade de integração e democratização da pesquisa na graduação e, acima de tudo, a contribuir para uma nova forma de conceber a pesquisa na Educação e no Ensino Superior. Trata-se, antes de tudo, de dar início a um percurso que nem de longe temos condições de vislumbrar, mas que certamente antecipará o futuro da nossa universidade.  Nesse evento, escrevemos sem nenhum constrangimento, um não aos limites da academia, e lutamos por uma forma mais justa de dinamizar o ensino em nossas universidades. 

Não obstante, a realização do I FIPED se constituiu, sem dúvida, num grande desafio do nosso Campus, para a integração de todos os setores dessa Universidade, na justa medida da não departamentalização, pelo compromisso com os alunos da Graduação envolvidos com a pesquisa. Este espaço-tempo que o I FIPED ora nos proporcionou há de ser também um novo impulso dos nossos ideais para a conscientização da abertura de plataformas de construção de um novo projeto humano, da universidade para a sociedade, comprometido com a reestruturação do ensino por uma visão partilhada e atuante na pesquisa e no desenvolvimento científico. 

Com a realização do FIPED, já mostramos que, mesmo diante do quadro atual dos ínfimos recursos destinados à pesquisa na Graduação, é inevitável concluir que a UERN começa a acreditar nas suas próprias potencialidades; que a nossa Universidade começa a compreender a dinâmica de ensino-aprendizagem com a pesquisa nas diversas áreas de saber. Acreditamos que este Fórum, realizado em pleno semi-árido do Alto Oeste Potiguar, além de romper paradigmas, pretende reafirmar o compromisso do nosso Campus e da nossa Universidade para com o seu estatuto de Instituição de Ensino Superior, considerando que, historicamente, não é fato comum à universidade a democratização do saber e da produção do conhecimento. 

Por fim, o nosso muito obrigada, indistintamente, a todos os que se dedicaram, organizaram, trabalharam, patrocinaram, fizeram parceria conosco e participaram de alguma forma do I FIPED. Reafirmamos que nós que fizemos parte da Organização temos a convicção de que os erros ocorridos preferimos assumir, os acertos optamos por dividir e o sucesso dedicamos a todos os FIPEDIANDOS que acreditaram nessa idéia. 

Um agradecimento do tamanho do FIPED a todos vocês.          

 

                                 Lúcia Pessoa,  Kaiza Alencar  e Genaína Sátiro

                                           Organizadoras do I FIPED

                                                         fiped.pedagogia@gmail.com