Companhia Caçadores 3372

Angola - Ex-Combatentes - Canga

   

 

Canga... 

 

 

 

Bem no Norte de Angola (antiga colónia portuguesa), a fazer fronteira com a República do Congo (Congo Ex-Belga), entre S.Salvador do Congo (M’Banza Congo actual) e Nóqui, situava-se o nosso destacamento, que tinha o nome de C A N G A.

Local ermo, longe de tudo e de todos.

Apenas uma picada sinuosa, através de desfiladeiros e morros, nos ligava à sede de distrito, S. Salvador do Congo.

É aqui neste cenário, de morros, florestas e rios, que um grupo de jovens (cerca de 200), na casa dos vinte anos, vão viver…sobreviver…lutar…suar…comer tudo aquilo que o diabo amassou…calcorrear morros, vales, rios e picadas… através de, ora de um capim denso, ora de uma vegetação exuberante, enfrentando, umas vezes, animais de toda a espécie, outras vezes minas anti-pessoais e anti-carro, outras ainda, pessoas (vulgo, turras) que se encontravam do outro lado.

Neste “site” vou tentar, com a ajuda de quem quiser colaborar, colocar o máximo de material relativo ao período de Junho de 1971 a Abril de 1973, vinte e dois meses que coincidem com a nossa  permanência neste local.

Estas páginas deverão ser entendidas como um pequeno contributo para que a história se faça.

E… louvar todos os que participaram neste conflito, suas famílias e movimentos de libertação.

Uma palavra muito especial para as famílias daqueles que já faleceram, e ainda para aqueles que, de uma maneira ou de outra, carregam com fardos físicos ou síndromes do foro psiquiátrico para o resto da vida.