CloudMachine

1. Descrição Geral 

O CloudMachine é um dispositivo criado para funcionar como uma estação multiterminal para MultiPoint Services do Windows server 2016.

O Multipoint services vem no Windows Server 2016 e é o recurso oficial da Microsoft que permite compartilhar um único computador com vários usuários simultaneamente. Funciona semelhante a softwares multiterminais como Betwin, Buddy, Linux Educacional, Aster, SoftXpand, Userful, WMS, etc. Porém, o Multipoint Services é uma evolução de todas essas soluções multiterminais mencionados.



Cada usuário tem seu mouse, teclado, monitor, e som independente, assim como entradas USB para pendrive e ou Webcam. Para o usuário a experiencia é exatamente a mesma de usar um computador convencional.

O CloudMachine funciona como um dispositivo Zero Client e pode ser conectado ao PC através da interface de rede Gigabit (TCP/IP), podendo  funcionar a qualquer distância do computador, desde que esteja na mesma rede LAN ou pela USB, que permite distâncias de até 5 metros. É compatível com resolução Full HD tanto na interface VGA como na interface mini HDMI. Seu ótimo desempenho permite executar vídeos com alta qualidade e alta resolução, como Full HD (1920x1080).

Você pode associar um número ilimitado de estações CloudMachines para cada computador com windows 2016 server (o número máximo de estações é limitado aos recursos de hardware do computador, ou seja, enquanto tiver recurso de memória e ou processador, mais estações podem ser acressentadas).

Ligue o CloudMachine em um ponto da rede, conecte monitor, teclado e mouse e mais uma estação estará pronta para trabalhar.






2. Principais Vantagens

2.1 Economia de até 70%  do capital investido.

2.2 Economia de 95% no consumo de energia, pois cada CloudMachine usa apenas 1,8 watts de potência e um PC Normal em torno de 100 watts.

2.3 Economia de 95% no custo de manutenção como o CloudMachine, pois ele não possui partes móveis que são facilmente suscetíveis a falhas.

2.4 Economia de 90% em atualizações futuras, já que os aplicativos nunca ficam ultrapassados dos clientes do CloudMachine.

2.5 Administradores de TI não precisam configurar, gerenciar ou atualizar nada no terminal CloudMachine do cliente. Todas as instalações e atualizações são feitas no PC servidor, o novo usuário apenas conecta o cabo de rede no CloudMachine, o teclado, o monitor e o mouse e já está pronto para trabalhar. Em segundos uma nova estação de trabalho pode ser configurada.

2.6 O administrador da equipe de TI também pode configurar políticas de usuários, monitorar desktops e executar suporte técnico remotamente do host



3. Sistema Operacional


O computador host deve possuir Windows 2016 Server com o serviço MultiPoint Services habilitado.


4. Interfaces




1 - Botão Liga/Desliga
2 - Conector de Rede (interface com o PC)
3 - Jumper para manter o equipamento sempre Ligado
4 - USB B (interface alternativa com o PC)
5 - Conector de Alimentação
6 - Portas USBs A
7 - Trava de segurança Kensington.




8 - Saída de vídeo VGA
9 - Furação para fixação VESA 75/100
10 - Saída de vídeo HDMI
11 - LED de status/Identificação
12 - Saída de Áudio
13 - Entrada de Microfone
14 - Power LED


Always on:
O jumper do item 3 permite configurar o recurso Always on, que mantém o equipamento sempre ligado. Este recurso é ideal para quando se deseja que o equipamento ligue automaticamente após uma falha de energia. Para habilitar este recurso basta inserir um jumper no local. 
OBS.: Com este recurso habilitado o botão frontal de liga/desliga é desabilitado.



USB B:

Esta é uma interface alternativa para se conectar ao CloudMachine. Possui todas as funções da interface de Rede, mas com a limitação de distância da USB (5m). Quando o CloudMachine  detecta uma conexão pela USB B, ele automaticamente desliga a interface de rede e passa a responder apenas pela USB. Portanto, para usar a interface de rede certifique-se que a interface USB B está desconectada.



5. Especificações Técnicas

 Tabela 01.




6. Dimensões




7. Informações de Aplicações


7.1. O CloudMachine é Ideal para escolas, empresas, bibliotecas, serviços de acesso à internet e outros. Basta compartilhar o seu computador servidor com Windows 2016 , que o  CloudMachine funciona como estação windows. Pode-se ter um número indefinido estações por computador servidor (limitado aos recursos de hardware do computador), cada usuário tem acesso ao seu Pen Drive e áudio independente. O Windows 2016 Server pode ser instalado em um PC Desktop. Além disto, o Windows 2016 Server possui muitas funcionalidades, consulte a documentação completa do site da microsoft para mais detalhes.