Português‎ > ‎

Glossário de Aprendizagem

Bem-vindo ao Glossário de Aprendizagem para Webmasters

Nesta página pode encontrar uma lista de termos e expressões utilizadas ao longo do nosso Guia de Introdução, assim como na maioria de fórums e sites sobre otimização e motores de busca.

Não se esqueça de visitar todas as outras páginas desta plataforma para mais informações e conhecimento na arte de criar e gerir sites.

Glossário de Aprendizagem


A

Acessibilidade - Capacidade do motor de busca e utilizador aceder e compreender os conteúdos do site.

B

Blogue - Site que permite ao seu editor publicar rapidamente artigos (posts), fotografias ou qualquer outro conteúdo suportado pela plataforma.

Browser -
Navegador, aplicação de software que permite procurar e interagir com documentos na Internet e nas suas respectivas linguagens.

Busca orgânica - resultados disponibilizados pelo motor de busca com base nas palavras-chave utilizadas, sem referência a resultados pagos ou patrocinados.


C

CAPTCHAS -  Aplicação de computador utilizada para distinguir utilizadores humanos e utilizadores não-humanos.

Classificação (rank) - Posição em que um resultado é mostrado nas páginas do motor de busca, tendo em conta a relevância do seu conteúdo para as palavras-chave usadas na busca.

Classificador (ranker) - Aplicação do motor de pesquisa que ordena os resultados de acordo com parâmetros, de maneira a colocar em primeiro lugar aqueles que sejam mais relevantes.

Cloaking - Técnica utilizada em otimização de páginas para motores de busca onde o conteúdo apresentado ao rastreador é diferente daquele apresentado ao utilizador. Cloaking é utilizado por vezes com intenção de impulsionar a classificação de um site nos resultados da pesquisa.

Código de estado HTTP - Código de resposta do servidor entre computadores a trocar informação. Os três digitos indicam o tipo de resposta.

CSS -  Abreviação de Cascading Style Sheets, uma linguagem para definir o desenho e estrutura de uma página de Internet.


D

Default (Pré-Definição) - Pré-definição das ferramentas de um programa.

Descrição (Snippet) - Texto exibido abaixo do título e da hiperligação no resultado de uma pesquisa no motor de busca. Consiste num sumário da página baseado na meta description tag e/ou partes do texto da página relevantes para a busca realizada.

Desktop - Dispositivo electrónico não móvel.

Diretório - Estrutura ou pasta de arquivos para ficheiros de computador, onde são organizados e armazenados.

Diretório de Raiz - Diretório no topo da estrutura “árvore” do site.

Domínio - Localização ou endereço de Internet de um computador ou de uma rede.

Drop Down Menu (Menu em Lista) - Sistema onde os conteúdos de uma lista se encontram num menu dinâmico.

E

Encriptação - Conversão de informação através da utilização de um algorítmo, de modo a que apenas com a utilização de uma chave se possa ler essa informação.

Erro 404 - Também referido por “Página Não Encontrada”, código de estado HTTP, significa que o servidor não conseguiu encontrar na rede a página requisitada.

Estilização do Texto (Text Style) - Formatar a fonte, tamanho e cor do texto.

Experiência do utilizador - sentimentos e sensações do utilizador quando este experiencia um produto ou serviço. No caso de páginas de Internet, consiste na facilidade de navegação, leitura e interação com o seu conteúdo.


F

Fórums - Quadros de mensagens na Internet, comunidades onde utilizadores registados podem trocar mensagens sobre temas variados.


G

Google Adwords - Serviço de publicidade do Google que permite a anunciantes listar as suas páginas em seções específicas dos resultados de busca (na área superior dos resultados ou na secção à direita dos resultados; geralmente apresentando um fundo amarelo), tendo em conta a relevância das palavras-chave utilizadas.


H

Hiperligação (Hyperlink) - Referência a um documento, ligação direta para um documento ou uma parte de um documento para o qual o utilizador pode ser direcionado.

Hiperligação Externa - Um utilizador pode hiperligar à página “A”, significando que este utilizador refere o URL desta página, por demonstrar conteúdos relevantes e/ou de qualidade. Esta ligação representa para a página “A” um voto de confiança, sendo considerado pelo motor de busca como um parâmetro de classificação.

Homepage (Página Inicial ou Root Page) - Página principal, primeira página de navegação, página raíz do site.

HTML - Abreviação de Hyper Text Markup Language, linguagem utilizada para descrever documentos de webpages. Define os elementos básicos de uma webpage.

HTTP headers - Informações, em HTTP, que são enviadas antes das informações principais .


I

Identificador de Sessão - Dados fornecidos para identificação de um utilizador que esteja num certo momento a aceder a um sistema ou rede de comunicações.

Indexar - Categorizar os conteúdos recolhidos pelo rastreador de maneira a serem disponibilizados quando é feita uma busca.


M

Menu em Lista (Drop Down Menu) - Sistema onde os conteúdos de uma lista se encontram num menu dinâmico.

Motor de Busca (Search Engine) - Função computorizada que procura a informação disponível na Internet, utilizando palavras-chave ou outros termos específicos. Esta informação tem que ser previamente rastreada. (ver definição em cima)


O

Open Directory Project - O maior diretório de links, voluntariamente incluídos, do mundo. A lista de links encontra-se organizada por categorias.

operador [site:] - parâmetro de pesquisa demonstrando todas as páginas de um determinado site, indexadas num motor de busca.

Otimização - capacidade de melhorar o resultado final de uma ação. Neste caso, melhorar o resultado de uma busca com base em palavras-chave.

P

Página Inicial  (Homepage ou Root Page) - Página principal, primeira página de navegação, página raíz do site.

Palavras-chave (Search Queries) - Palavra(s) ou termo(s) utilizados numa pesquisa num motor de busca.

Parâmetros - Valores opcionais que podem ser definidos no próprio URL, especificando o comportamento do site.

Plataforma Móvel - Dispositivo eletrónico portatil.

Q

Queries (Palavras-Chave ou Search Queries) - Palavra(s) ou termo(s) utilizados numa pesquisa num motor de busca.

R

Rank (Classificação) - Posição em que um resultado é mostrado nas páginas do motor de busca, tendo em conta a relevância do seu conteúdo para as palavras-chave usadas na busca.

Ranker (Classificador) - Aplicação do motor de pesquisa que ordena os resultados de acordo com parâmetros, de maneira a colocar em primeiro lugar aqueles que sejam mais relevantes.

Rastreador - Batedor, GoogleBot, programa informático que percorre a Internet em busca de conteúdos de maneira a indexá-los num motor de busca.

Rastrear - Recolha, ação do rastreador na busca de conteúdos pela Internet com intuito de indexação.

Redes Sociais - Comunidades existentes na Internet que promovem as ligações e a conectividade entre os utilizadores.

Redirecionamento 301 - código de estado HTTP. Força um utilizador a saltar para um URL predefinido, diferente daquele exibido.

Redirecionar - Transportar automaticamente o utilizador para uma página específica diferente daquela a ser acedida.

Referrer Log - Informação referenciada, escrita no diário de acesso. Quando explorada esta informação, é possível saber de que hiperligações os visitantes chegaram.

rel=”canonical” - Elemento de HTML que elimina URLs duplicados.

Requisição de reconsideração de site - Ação do webmaster, requisição através de formulário específico para a equipa de avaliação do Google proceder a uma re-avaliação de um site. Geralmente o site em questão foi penalizado e removido temporariamente da indexação.

Robots Exclusion Standard - Convenção que previne rastreadores (crawlers) como o GoogleBot de aceder a partes de sites que são marcadas como indisponíveis / indesejadas para indexação em motores de pesquisa.

Root Page (Página Inicial ou Homepage) - Página principal, primeira página de navegação, página raíz do site.

RSS Feed - Serviços de update ou atualização de um site ou blogue.


S

SEO - Search Engine Optimization, Otimização para Motores de Busca

Serviço de Proxy - Serviço de um computador que serve de intermediário em casos onde uma rede interna e externa estão a conectar-se.

Snippet (Descrição) - Texto exibido abaixo do título e da hiperligação no resultado de uma pesquisa no motor de busca. Consiste num sumário da página baseado na meta description tag e/ou partes do texto da página relevantes para a busca realizada.

Spam - Utilização de sistemas de mensagens para enviar grandes quantidades de informação indesejada, não discriminando os recipientes desta informação.

Spam de Comentários - Forma de spam especifico para plataformas de comentários, onde utilizadores enviam grandes quantidades de comentários e mensagens, geralmente direcionando os seguidores desta plataforma para produtos ou outras páginas.

Sub-domínio - Domínio pertencente a um domínio maior na hierarquia do DNS.


T

<title> tag - Elemento do documento HTML que indica o título da página. Este elemento será mostrado no resultado da busca.

<head> tag - Elemento do documento HTML que indica o cabeçalho da página. Este elemento não será mostrado no resultado da busca.

<strong> tag - Elemento HTML que define uma forte ênfase (emphasis). Por norma, irá indicar ênfase com o uso de negrito (text style).

<em> tag - Elemento HTML que define ênfase (emphasis). Por norma, irá indicar ênfase com o uso de itálico (text style).

Meta Description tag - Elemento do documento HTML que permite escrever uma descrição de uma página, sendo esta mais extensa que o título da página.

Taxa de conversão - Percentagem de visitantes de um site que realizam uma ação durante a sua visita.

Texto Âncora - Texto visível numa hiperligação, texto onde utilizador pode executar um clique.

Texto embutido em Imagens  - Imagens com texto escrito no seu código. Este texto não é selecionável, logo o motor de busca não o considera para motivos de indexação.

Texto Visível - Texto selecionável numa página de um site. Encontra-se excluído desta definição qualquer texto embutido numa imagem.

Tráfego - Dados gerados pelas visitas dos utilizadores a um site na Internet. Para o cálculo são tomados em conta o número de visitas de cada utilizador ao site e o número de páginas visitadas de cada um destes utilizadores.



U

URL - Endereço específico de um recurso disponível em rede, seja Internet ou Intranet.

URL amigável - expressão que indica que o URL é mais fácil de se memorizar ou perceber o conteúdo.

User-agent - Software e Hardware utilizado pelo utilizador quando este se encontra a aceder a um site.


W

Webmaster - utilizador com capacidades em webdesigning (criação de websites) e/ou webdeveloping (criação de aplicações). Administrador de websites.

Word-of-Mouth Buzz - Estratégia de marketing, “Passa palavra”. Os utilizadores de um produto ou serviço partilham voluntariamente as suas opiniões sobre a sua experiência de utilização.


#

.htaccess - Hypertext access file, ficheiro que permite gerir a configuração do servidor.

JPEG, PNG, GIF e BMP - Métodos de compressão para imagens, formatos de imagens.
Comments