Como transferir o seu conteúdo para um novo local

posted May 4, 2012, 5:58 AM by Andre Rosa   [ updated May 4, 2012, 5:59 AM ]
Nível do webmaster: intermediário

Enquanto mantêm um website, os webmasters podem decidir transferir todo o conteúdo ou partes dele para um novo local. Por exemplo, é possível transferir conteúdo de um subdiretório para um subdomínio ou para um domínio completamente novo. Alterar o local do seu conteúdo pode envolver bastante esforço, mas vale a pena fazer de forma correta.

Para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor a nova estrutura do seu site e torná-lo mais acessível, siga estas diretrizes:
  • É importante redirecionar todos os usuários e robôs que visitam o local antigo para o novo local usando os redirecionamentos 301. Para destacar a relação entre os dois locais, certifique-se de que cada URL antigo direciona para o novo URL no qual o conteúdo semelhante está hospedado. Se não for possível usar os redirecionamentos 301, use canônicos entre domínios para os mecanismos de pesquisa e mostre uma mensagem aos usuários que os informe e direcione para o novo local do seu conteúdo.
  • Verifique se o novo e o antigo local estão confirmados na mesma conta das Ferramentas do Google para Webmasters.
  • Verifique se o novo local pode ser rastreado pelo Googlebot usando o recurso Buscar como o Googlebot. É importante garantir que o Google pode realmente acessar o seu conteúdo no novo local. Certifique-se também de que os antigos URLs não estão bloqueados atráves do arquivo robots.txt, para que o redirecionamento ou rel=”canonical” possam ser encontrados.
  • Se você transferir seu conteúdo para um domínio totalmente novo, use a opção Alteração de endereço em Configuração do site nas Ferramentas do Google para Webmasters para nos informar sobre a alteração.

Informe-nos sobre a mudança de local nas Ferramenta do Google para Webmasters

  • Caso também tenha alterado a estrutura de URL de seu site, verifique se é possível acessar o URL sem que sejam exibidas páginas de erro 404. As Ferramentas do Google para Webmasters podem ser úteis na investigação de links possivelmente corrompidos. Acesse Diagnósticos > Erros de rastreamento para seu novo site.
  • Verifique o seu Sitemap e confirme que este se encontra atualizado.
  • Após configurar os redirecionamentos 301, você pode verificar se os usuários que acessaram suas páginas de erro 404 estão sendo direcionados para as novas páginas ou se acessam acidentalmente os URLs corrompidos. Quando um usuário acessar uma página de erro 404 em seu site, tente identificar qual foi o URL que ele tentou acessar, por que ele não foi redirecionado para o novo local de seu conteúdo e faça alterações nas regras de redirecionamento 301 conforme apropriado.
  • Consulte a opção Links para seu site nas Ferramentas do Google para Webmasters e informe os sites importantes que contém links para seu conteúdo sobre o novo local.
  • Se o conteúdo do seu site for específico para uma determinada região verifique cuidadosamente as preferências de segmentação geográfica para a estrutura do seu novo site nas Ferramentas do Google para Webmasters.
  • Como regra básica, evite ter dois sites rastreáveis com conteúdo igual ou muito idêntico, sem um redirecionamento 301 ou sem especificar um rel=”canonical”.
  • Por fim, recomendamos não implementar outras alterações importantes ao transferir seu conteúdo para um novo local, como conteúdo em grande escala, mudança da estrutura dos URLs ou atualizações de navegação. Fazer muitas alterações de uma só vez pode confundir os usuários e os mecanismos de pesquisa.

Esperamos que estas sugestões sejam úteis. Caso tenha dúvidas sobre como transferir seu conteúdo para um novo local, recomendamos visitar o Fórum Google para Webmasters e obter orientações de webmasters com maior experiência.

Escrito por Fili Wiese (Ad Traffic Quality) e Kaspar Szymanski (Search Quality)
Adaptado por André Rosa



Comments