Divulgação Científica

Divulgação Científica no Ensino de Ciências da Natureza (2° edição)
https://www.flickr.com/photos/57191885@N06/5372798934/in/photolist-9bLZWo-9jPfFd-dbPnzG-dj1px-22Pszwq-b2E72p-izMUiY-23YWgLA-5K1Z3S-k1HLxt-fLhosy-q7e6hZ-dvWWrf-DASnYZ-fU5BHe-7e3Qt2-88Qurg-9jPgb7-EJgQuC-QKjDgJ-7x7RPL-94ssep-rkPwc7-6Ysz5Y-a7oDaU-9jLbKH-jzWqwa-qknD5C-7Krb1i-7VetcL-8vTu95-9gyRJC-9Whphy-rynAXd-auvFMZ-a5FkRQ-7e3Rn4-8J9e2s-5WSmdx-rmhzjo-nBAHpn-23bZ4kq-kpRwXN-X7ufjR-kQxieF-7dWAbZ-9jLbF6-9gvKH8-ekjoax-fumRtf

Nesta edição do curso a proposta será desenvolvida em
 3 Módulos: 


https://sites.google.com/site/wagnerofisico/escrever


Acredito que com esse formato possamos realizar um bom estudo com a quantidade gigantes de alunos que pelejam neste semestre. Vamos que vamos!

Ementa do Curso

Divulgação científica enquanto esfera discursiva. Produção e circulação do conhecimento científico. Gêneros textuais na divulgação científica: reportagens científicas, folhetos informativos e verbetes. Imagens e infográficos na representação de conceitos e fenômenos científicos. Percepção pública da ciência. Cultura científica e alfabetização científica e tecnológica. Divulgação científica em espaços não escolares: museus e centros de ciência. O professor da Educação Básica e suas relações com a divulgação científica.

Abordagem Metodológica

Com esse olhar amplo sobre a relação entre a divulgação científica e o trabalho docente, a presente unidade curricular versa por incluir os licenciandos como produtores de materiais de divulgação científica a fim de conciliar a prática e a reflexão desta. A opção pelos gêneros de reportagens científicas, folhetos informativos e verbetes possui essa finalidade da prática reflexiva, porém também inclui a possibilidade de criação de um repertório de materiais que os licenciandos, enquanto futuro docente, poderão fazer uso em suas aulas. Também no aspecto metodológico, a possibilidade de criação e readequação constante dos materiais produzidos, principalmente no que tange a produção textual, visa contribuir para a necessária adequação e clareza da escrita e sua apresentação a fim de mobilizar o público a que se destina esse material.


Comments