Veneza


Viagens & Imagens, um guia fotográfico.

Veneza é uma cidade única. Basicamente, uma festa para os olhos, com seus canais, vielas, pontes e praças. Além disso, a cidade reúne um dos mais significativos conjuntos de obras de arte em museus, igrejas e palácios. Durante alguns dias em Maio de 2006, tive o privilégio de fazer uma visita à cidade e registrar algumas imagens desta extraordinária cidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veneza é uma cidade para ser conhecida a pé. O transporte por barcos deve ser utilizado para deslocamentos longos e visitas às ilhas de Murano, Burano e Lido.
 
 
 
 
 
 
A Praça de São Marcos é o local que atrai o maior número de visitantes por seus restaurantes, concertos ao ar livre e para conhecer suas atrações. Na Praça de São Marcos localizam-se alguns dos ícones arquitetônicos mais conhecidos da humanidade. Do topo da torre do campanário, reconstruída no século XX, é possível ter uma vista de 360 graus da cidade.
 

 

 
 
 
A Basílica de São Marcos é uma das mais grandiosas construções da Europa e mistura estilos arquitetônicos do ocidente e oriente. O interior é decorado com mosaicos dos séculos 12 e 13.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Palácio dos Doges (Palazzo Ducale), antiga sede do governo, reúne evidências do rico passado da República Veneziana em seus salões e suas obras de arte. O Grande Canal, a principal via de comunicação da cidade, corta a cidade desde a estação de trem de Santa Lúcia até a Praça de São Marcos e é repleto de vaporetos (transporte público), barcos-táxi e gôndolas.
 
 
 
Próximo a desembocadura do Grande Canal encontram-se dois dos principais marcos arquitetônicos de Veneza: a igreja de Santa Maria della Salute (abaixo, à esquerda), em estilo barroco e a igreja de San Giorgio Maggiore (à direita), com seu campanário, que tem vista privilegiada a partir da Praça de São Marcos.
 
 
As gôndolas e gondoleiros são uma atração à parte em Veneza que cortam, com grande habilidade, pequenos e grandes canais e alimentam os sonhos dos turistas.
 
 
Um dos programas em Veneza é perder-se em vielas paralelas ou alternativas às principais. Nestes locais, longe das vias infestadas de turistas, pode-se observar o dia-a-dia dos moradores e o cotidiano da cidade.
 
 
À noite a cidade revela outro tipo de encanto, propiciando o clima de romance.
 
 
 
 
Possuindo um conjunto arquitetônico único, Veneza apresenta uma fonte inesgotável de imagens para fotógrafos experientes ou não.