Oxford


Viagens & imagens, um guia fotográfico 

Conhecida com a Cidade das Agulhas Sonhadoras pela reunião de torres de suas faculdades, Oxford tem fama mundial por abrigar a mais antiga universidade de fala inglesa.

Oxford foi a nona cidade de um itinerário percorrido no Reino Unido em Junho de 2008. O centro da cidade, por onde estão espalhadas as faculdades da universidade, pode ser explorado a pé.

Há no centro da cidade 36 faculdades ("colleges") que formam a Universidade de Oxford. Algumas permitem visitas, outras não, e nem todas estão abertas para visita durante todo o ano.

Abaixo, à esquerda, pode ser vista a Radcliffe Camera que é, atualmente, a salão de leitura da Biblioteca Bodleiam (abaixo ao centro). A biblioteca foi fundada em 1602 e recebe uma cópia de todo o livro publicado na Grã-Bretanha. À direita podemos ver alguns alunos da universidade com seus trajes tradicionais.

Abaixo, à esquerda, uma imagem do All Souls College, fundado em 1438. À direita, uma cópia da Ponte dos Suspiros de Veneza que liga dois prédios do Hertford College.

A faculdade Christ Church (abaixo), a maior Oxford, foi fundada em 1546 por Henrique VIII, formou 16 primeiros-ministros da Grã-Bretanha nos últimos 200 anos. A tradicional faculdade ganhou mais uma referência mundial por ter servido de ambiente para filmagem dos filmes de Harry Potter.

No grande hall da faculdade são servidas refeições dos professores e alunos, num ambiente bastante formal e tradicional.

A capela da faculdade, de grande beleza arquitetônica, teve sua construção iniciada no século 12 e é também a catedral da diocese de Oxford.

 

O Jardim Botânico de Oxford, o mais antigo da Inglaterra, é tranqüilo e apropriado para passeios sem pressa.

O rio Cherwell, que é um tributário do rio Tâmisa, margeia o jardim botânico e suas águas calmas podem ser navegadas em barcos de aluguel longos de fundo raso, chamados "punts", próximo à ponte Magdalen.

 

 

 

 

As construções em Oxford, que refletem todos os períodos arquitetônicos da Inglaterra desde o século 10, oferecem oportunidades para o registro de belas imagens..