Liverpool


Viagens & Imagens, um guia fotográfico 

Liverpool, com seu famoso cais no Rio Mersey, é um dos principais portos da Inglaterra e um grande centro industrial. Nos tempos da rainha Vitória, a cidade é era o principal porto comercial do Reino Unido. A partir do século 20, a cidade também ganhou notoriedade por ter sido o berço da Beatlemania que se alastrou por todo o mundo.

Liverpool foi a quinta cidade de um itinerário percorrido no Reino Unido em Junho de 2008. A cidade é extensa e as atrações afastadas entre si, requerendo o uso de transportes públicos ou a contratação de excursões. A área do cais, pode ser explorada a pé.

Três grandes construções (imagens abaixo), chamadas as Três Graças, sobressaem no cais da cidade: o Royal Liver Building, com os pássaros em seu topo, o Cunard Building e o Port of Liverpool Building. Estes imponentes prédios foram construídos no início do século 20 para impressionar os que chegavam ou partiam no porto.

A área do porto oferece boas oportunidades para o registro de imagens como o detalhe do topo do Royal Liver Building (abaixo, à esquerda) e embarcações em contraste com os prédios próximos ao cais (abaixo, à direita).

A área das docas denominada Albert Dock, na região de cais de Liverpool, foi construída em 1846, passou por um longo período de declínio e foi completamente reformada. Hoje abriga lojas, restaurantes, cafés e os museus Tate Liverpool e Beatles Story.

 

 

Contratando-se uma das excursões disponíveis na cidade, podemos visitar os principais locais relacionados à história dos Beatles, como a casa onde viveu John Lennon de 1945 até 1963 (à esquerda).

 

 Abaixo, da esquerda para a direita, a casa onde nasceu George Harisson, a casa onde morou Paul McCartney e a rua onde nasceu Ringo Starr.

 

Abaixo, à esquerda, o portão de entrada do famoso Strawberry Field. John Lennon brincava neste lugar, em sua infância, quando a propriedade pertencia ao Exército da Salvação. Abaixo, à direita, uma placa da não menos famosa Penny Lane.

E, fechando a excursão, podemos visitar o reconstituído Cavern Club (imagens abaixo), construído ao lado do antigo clube, já demolido, em Mathew Street no centro da cidade.

 

 

Liverpool não pode ser considerada uma cidade fotogênica. Mas, para o fotógrafo, não há tempo ruim!

 Basta procurar para achar assuntos interessantes como uma loja de venda de lembranças dos Beatles (à esquerda), os últimos raios do Sol sobre os prédios da região central (abaixo, à esquerda) e a silhueta da cidade no crepúsculo (abaixo, à direita).