Inverness


Viagens & Imagens, um guia fotográfico 

Inverness é a capital das Terras Altas (Highlands) da Escócia e situa-se na parte norte do Grande Vale do Rio Ness numa região que já era habitada no século 4 AC.

Inverness foi a primeira cidade de um itinerário no Reino Unido percorrido em Junho de 2008. O centro da cidade é pequeno é pode ser todo conhecido à pé.

O Rio Ness que cruza a cidade possui algumas pontes pênseis de pedestres que formam belas imagens com as silhuetas das torres de igrejas. Numa das margens do rio encontra-se o Castelo de Inverness, construído no século 19 na época vitoriana, que abriga cortes de justiça e escritórios do governo.

Do topo da colina do castelo tem-se uma bela vista de parte da cidade às margens do Rio Ness. Abaixo, à direita, a catedral de Inverness, dedicada a St. Andrews.

 

 

 

Um passeio pelas margens do rio é uma agradável experiência. Uma calma caminhada permite ao visitante observar e registrar imagens de paisagens e construções típicas da região (abaixo) como as pontes pênseis, um detalhe da catedral de St. Adrews e bucólicas construções vitorianas.

 

 

Próximo a Inverness situa-se o famoso Lago Ness e seu não menos famoso monstro do Lago Ness - Nessie - que atraem muitos visitantes. Situado ao longo do Grande Vale, o lago possui 39 km de extensão e chega a ter 1,6 km de largura.

As ruínas do castelo de Urquhart estão localizadas estrategicamente numa colina ao lado do Lago Ness. O castelo teve sua construção iniciada no século 13 e já foi dominado por clãs de escoceses, por ingleses, destruído e reconstruído algumas vezes até ser abandonado no fim do século 15. A maior parte de suas pedras foi utilizada pelos antigos povos da redondeza para a construção de moradias.

Podem-se obter belas imagens do Lago Ness a partir das ruínas do castelo. No verão é possível navegá-lo e apreciar as paisagens da região.

 

 

Inverness e a região do Lago Ness oferecem grandes oportunidades para o registro de imagens. Acredito que muitos fotógrafos têm o desejo secreto de ser o primeiro a fazer a imagem definitiva de "Nessie". No meu caso, o melhor que consegui foi a imagem à direita...