Glasgow


Viagens & Imagens, um guia fotográfico 

A primeira impressão do visitante a Glasgow é que se trata de uma cidade moderna. Sem castelos ou palácios pitorescos a cidade representa a face urbana da Escócia cosmopolita e sintonizada no mundo.

Glasgow foi a terceira cidade de um itinerário percorrido no Reino Unido em Junho de 2008. A cidade é bastante extensa e suas atrações são distantes entre si, portanto os transportes públicos como o metrô e ônibus devem ser utilizados.

Construções vitorianas na região central (abaixo, à esquerda), medievais como a catedral de Glasgow (ao centro) e modernas como Centro de Ciências (à direita) convivem lado a lado na cidade.

A região central da cidade oferece várias oportunidades para o registro de imagens.

 

A Catedral de Glasgow teve sua construção iniciada no século 13 e é a mais bem preservada catedral medieval da Escócia. Diferentemente de outras catedrais no país, esta sobreviveu quase intacta à reforma protestante, mantendo a maior parte de suas características originais.

O seu interior é imponente, dividido em dois principais ambientes e se mantêm muito bem preservado (imagens abaixo).

Próximas ao Rio Clyde encontram-se duas construções de projeto arrojado: o Glasgow Science Centre (abaixo à esquerda) e o Centro de Conferências e Exposições da Escócia (abaixo, à direita), freqüentemente comparado ao Teatro da Ópera de Sydney, Austrália.



 

A "Torre de Glasgow", com 127 metros de altura, faz parte do grupo de prédios do Glasgow Science Centre. A estrutura gira automaticamente conforme a direção do vento. Do seu topo podem-se observar (abaixo) a região próxima ao Rio Clyde, com o centro de conferências na margem esquerda e o centro de ciência na margem direita.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pegando-se o trem urbano, podemos ir à vila de Balloch, que fica ao lado do Lago Lomond, o maior da Escócia. Uma das atrações apreciadas pelos visitantes é fazer um passeio de barco pelo lago, possível somente no fim da primavera, verão e início do outono.

Outra atração da região é o "Balloch Castle Country Park" ao lado do Lago Lomond. Seguindo trilhas muitíssimo bem cuidadas (abaixo), em meio a campos de flores silvestres ...

 

... podemos chegar ao Castelo de Balloch, construído em 1808 no lugar de outro do século 13. O castelo situa-se no alto de uma colina com vista privilegiada para o lago.

Não se deixe impressionar por opiniões que Glasgow e as regiões em torno oferecem poucas oportunidades para o registro de imagens interessantes, pois o olho treinado do fotógrafo é sempre capaz de achar tesouros escondidos.