Buenos Aires


Viagens e Imagens, um guia fotográfico

Buenos Aires surpreende o visitante com seus "boulevards" ao estilo parisiense, grandes avenidas planejadas, livrarias e cafés aconchegantes a cada esquina, uma população com alto nível de educação e clima ameno. Há, além disso, evidências de um passado rico e grandioso da Argentina em muitos monumentos e construções históricas. Por todo esse conjunto, Buenos Aires talvez seja a cidade latino-americana que mais se assemelhe a uma cidade européia, mas com características culturais e históricas únicas.

 

 

 

 

 

 

Estive na capital Argentina cinco vezes entre 2005 e 2006. Contudo, a lista de pontos de interesse abaixo não é extensiva. As atrações no centro da cidade podem ser visitadas a pé ou utilizando-se o metrô que é um dos mais antigos do mundo.

 

 

 

 

Na Praça de Maio (abaixo, à esquerda), local de manifestações populares ao longo da história da Argentina, encontra-se a Casa Rosada, sede do poder executivo do país. Planejada como um "boulevard" parisiense, a Avenida de Maio (abaixo, à direita) liga a Casa Rosada ao Congresso Argentino. Ao longo da avenida corre a Linha A do metrô, onde alguns trens do início do século XX, construídos em madeira, são mantidos em funcionamento por motivos turísticos.

 

O prédio do Congresso Argentino situa-se na Praça dos Dois Congressos local utilizado freqüentemente para manifestações populares. A Avenida Nove de Julho, a mais larga do mundo, corta todo o centro da cidade. Na interseção com a Avenida Corrientes, situa-se o obelisco que foi construído para comemorar o quarto centenário de fundação da cidade e é um dos símbolos de Buenos Aires e da Argentina.

 

A Rua Florida, somente para pedestres, reúne lojas de departamentos, shopping centers e livrarias com o melhor do comércio da cidade. Em Porto Madero, uma antiga região portuária recuperada, encontram-se excelentes restaurantes onde é possível apreciar o que há de melhor da cozinha argentina.

 

No bairro de San Telmo, realiza-se todos os domingos a Feira de San Telmo, um evento que reúne vendedores de antiguidades e obras de arte, além de apresentações de orquestras típicas de tango e dançarinos ao ar livre.

 

No bairro da Boca, encontra-se o "Caminito" e um conjunto de ruas com exemplos das antigas construções típicas dos imigrantes. No local encontra-se comércio de interesse turístico, além de restaurantes e bares.

 

As construções históricas e manifestações culturais de Buenos Aires, compõem um ambiente peculiar, oferecendo oportunidades ímpares para fotografia.