Associação Comunitária Viva Criança
// a associação

| home | a associação | atividades | estrutura | município | como ajudar | contato |

    A Associação Comunitária Viva Criança foi fundada em 1989 em São Thomé das Letras (MG) com o objetivo de promover ações sócio-culturais visando a garantia dos direitos básicos para o desenvolvimento da vida humana de nossa população, especialmente as crianças.

    Ao longo desses 18 anos de existência na cidade, os projetos e ações empenhadas pela associação foram determinantes para a formação sócio-cultural de toda uma geração, com atividades que visavam desde a garantia de alimentação a muitas crianças e famílias até eventos de inclusão nos universos da política, das artes, da comunicação, do saber e das mais diversas filosofias religiosas. Entre os eventos e projetos mais marcantes da história da associação podemos destacar os Domingos na Montanha, a Prefeitura Mirim, a Feira de Trocas de Montanha, a Creche do Bairro Cantagalo, a Brinquedoteca e a distribuição de material escolar e presentes sazonais (Natal, Páscoa, Dia das Mães…) que acontecem desde sua fundação.

    A partir de 2000 a associação assumiu a direção da emissora de rádio local, que passou a chamar-se Rádio Montanha das Letras FM 104,9. A Rádio Montanha, como é carinhosamente chamada pela população local, oferece aos moradores de São Thomé das Letras uma programação voltada a informação e a preservação dos valores culturais locais, assim como proporciona também a possibilidade ouvirem as mais modernas correntes artísticas pelo mundo afora.

    Atualmente a associação, além de manter a Rádio Montanha das Letras, desenvolve atividades esportivas e culturais especialmente para jovens e crianças da cidade, realizou recentemente a entrega de material escolar, material de limpeza, alimentos e brinquedos em todas as escolas da zona rural da cidade, mantém o Bazar de Trocas da Montanha, e no ultimo mês de Abril entregamos as crianças da cidade as novas dependências da Brinquedoteca do Viva Criança , com o incremento da inclusão digital gratuita as nossas crianças. Para os próximos meses estamos fechando parceria com o Ministério da Ação Social e a Prefeitura de São Thomé das Letras para o desenvolvimento de um projeto cultural com foco nas crianças que são atendidas pelo Programa Bolsa Família do Governo Federal.

// gênese

    A Associação Comunitária Viva Criança nasceu da proposta de trabalho de um grupo de pessoas com as crianças de São Thomé das Letras, com o intuito de amenizar o estado precário em que vivem.

    Privadas de tudo, até mesmo do direito de ser criança - a partir dos dez anos, se não antes, já conhecem a responsabilidade de ajudar no sustento da casa, trabalhando na extração de pedras (principal atividade econômica da região), com os mais velhos. As condições materiais e culturais precárias, exigindo dedicação exclusiva à sobrevivência, dificultam a reunião e a organização da população para a solução de seus problemas.

    A partir de 1990, paralelamente ao fechamento de várias pedreiras por órgãos ambientais, deixando várias famílias em desamparo, houve um crescimento desordenado de turismo, e a população, sem o menor preparo, lançou-se a essa nova atividade alugando suas próprias casas, ou tentando, timidamente, produzir algum artesanato local. As crianças ofereceram-se como guias turísticos, para ganhar alguns trocados. A prefeitura municipal precisou investir na infra-estrutura, como água, luz, melhoria de estradas, porém, devido às características peculiares da cidade, que rejeitam os sistemas convencionais, o esgoto continuou precário.

    Durante todo esse processo, a Associação Comunitária Viva Criança tem estado presente, incentivando a população a organizar-se e participando dos Conselhos Municipais - dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, da Saúde, da Assistência Social, da Defesa do Meio Ambiente e, mais recentemente, do Turismo - continuando a luta contra as injustiças sociais e pela preservação dos valores essenciais do povo, provocando a reflexão ou através de ações efetivas. 

// diretoria atual

Presidente: Sandra Maria dos Santos Vicente
Vice: Paulo Vicente Sparn
1ª Secretária: Nelci Jane Kuiavski
2ª Secretária: Olanda Aparecida de Oliveira
1º tesoureiro: Pablo Alejandro Niemtzoff
2º Tesoureiro: José Antonio Dutra Filho 

Conselho Fiscal:
Efetivos: Humberto Vanderlei de Souza, Flávia Mariana Klc, Silmara da Silva
Suplentes: Roseli de Castro, Tomé Laudelino Rosa, Ignácio Sebastian de Paz

* * *

A Associação comunitária Viva Criança é uma entidade civil, sem fins lucrativos, registrada no cartório de Registro de Títulos e Documentos de Baependi-MG, protocolado no livro 02, fls.068, sob o nº 1193, e registrado no livro B6 sob o nº 1096, em 14/08/91, inscrita no Cadastro Geral de Contribuintes - CGC nº 19.057.611/0001-11, declarada de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras-MG, registrada na Secretaria do Trabalho e Ação Social sob nº 10778, tem por finalidade, coordenar e promover ações filantrópicas, atividades sócio-culturais, educacionais, artísticas, esportivas e de lazer, visando criar condições para que as crianças de São Thomé das Letras e áreas de influência se desenvolvam integral, humana e harmoniosamente.