Associação Comunitária Viva Criança
// atividades e eventos

| home | a associação | atividades | estrutura | município | como ajudar | contato |

Destacamos, a seguir, as principais atividade e eventos promovidos pela Associação:

Atividades produtivas - que visam o aproveitamento de recursos humanos e materiais disponíveis como fonte de renda, que reverte 50% para a compra de mantimentos e 50% para a mesada das crianças que participam do processo. Dentre elas, destacam-se a elaboração de mel e café, reciclagem de papel, e pintura de cartões. 

Oficina de pipas - um dos primeiros eventos da Associação, a oficina de Pipas contou com a participação de 300 crianças em média. Foram providenciadas oficinas e material gratuito para a confecção e organizados campeonatos, que se realizam anualmente.

Promoção de shows e bailes - realizada periodicamente, visando confraternizar, promover e divulgar a arte e a cultura da região através de shows de música, dança, teatro etc.

Acampamentos - são organizados regularmente acampamentos na unidade 4, A Montanha, nos quais as crianças podem entrar em contato mais direto com a natureza e conviver, por alguns dias com as pessoas que vivem na Montanha, trocando idéias, impressões e experiências.

Festas de aniversários  - toda criança tem direito ao seu bolo de aniversário. As comemorações são realizadas coletivamente, com festa para vários aniversariantes, ou individualmente, na residência da criança ou em uma das unidades da associação.

Teatro - a Associação fornece apoio para a formação de grupos teatrais e promove o intercâmbio com grupos de diversas localidades. Na unidade 4 há o Grupo de Teatro Montanhês, que já se apresentou no Festival Cante & Conte de Baependi - MG. A ópera-rock Aconteceu em um Domingo de Sol, o Jogo da Visita, Festa da Ressurreição, são eventos que se destacaram pelas diferentes formas de expressão utilizadas, contando com a participação de todos os espectadores.

Panelão - essa atividade é uma forma de trazer a cultura de outros lugares, através das comidas típicas de outras regiões do mundo; as crianças podem alimentar-se e experimentar cardápios diferentes dos que estão habituadas.

Circo - usando a criatividade dentro das oficinas, cerca de 50 crianças transformaram-se em bailarinas, leões, domadores, equilibristas, palhaços, malabaristas e apresentaram o Grande Circo Viva-Criança na cidade e na roça. 

Bloco carnavalesco - para os desfiles carnavalescos, são organizados ensaios com as crianças e oficinas para a confecção de baterias da lata e das fantasias do bloco O Zunido da Lata, formado pela Associação. O bloco foi premiado em originalidade pela Prefeitura Municipal por dois anos consecutivos. Participaram cerca de 350 crianças.