Apresentação

A sustentabilidade é, hoje, assunto amplamente discutido, tanto no ambiente acadêmico quanto no industrial. As três principais variantes da sustentabilidade, definidas pelo modelo ESA (Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental) de Librelotto (2005), tem se destacado, após a definição das diretrizes do chamado eco-design e da constatação da necessidade de atuação responsável das empresas, comunidade e governos nos âmbitos social e ambiental, sem desconsiderar as implicações econômicas de tal fato.

Embora a sociedade esteja se empenhando em incorporar a sustentabilidade em suas ações, esse assunto é alvo de várias pesquisas, levando a um incremento exponencial nos níveis de conhecimentos gerados, que acabam por apresentarem-se incompatíveis entre si ou com todos os preceitos da sustentabilidade.

A comunidade tem também respondido as pressões, paralelamente aos esforços da academia, criando boas soluções, menos degradantes, na dimensão ambiental; mais econômicas e que ajudam a demover injustiças sociais a muito estabelecidas no país. Essas ações se propagam de Norte a Sul do país e devem ser divulgadas para que sejam assumidas em grande escala. São aquecedores solares feitos com garrafas PET e embalagens recicladas, lâmpadas de garrafas PET que iluminam em até 60 Watts, biodigestores, sistemas construtivos para habitação mais ecológicos que utilizam materiais reciclados (pneus, embalagens, fibras...).

Essas soluções contemplam desde a reciclagem e reuso de materiais até, a reintegração, racionalização e redução de consumo, que de uma forma geral são propostas isoladas que devem ser integradas e compatibilizadas para tornarem-se viáveis em habitações.

Assim, os profissionais e comunidade envolvidos em projetos e construção de habitações acabam por encontrarem no VIRTUHAB uma fonte de informação para a busca da soluções, que sejam integradas e considerem todas as dimensões da sustentabilidade.

Autoria: Lisiane Iha Librelotto, Dr. Eng.

Paulo Cesar Machado Ferroli, Dr. Eng.

Colaboração no texto: Liliani Duarte Zunino, Mestre



Acesse os nossos projetos para ver nosso foco de atuação.

 Financiamento:

 Instituições Participantes: