Percepção da violência nas escolas


 

 

Conceitos importantes

Bullying

Dados provenientes da Escola Segura

Ranking das escolas mais violentas

Resultados do inquérito

Conclusões

 

 

 

 Trabalho realizado por:

Ana Mafalda Cabrita, nº1     Marta Pinheiro, nº17        Filipa Albano, nº28             Inês Silva, nº 30

Com este trabalho pretendemos analisar a realidade das escolas portuguesas no que toca à percepção da violência por parte da comunidade escolar. Como tal, iremos começar por definir os conceitos mais frequentemente utilizados ao longo de todo o trabalho. Vamos também analisar alguns gráficos por nós elaborados com base nos dados recolhidos no site da Escola Segura e que se referem às ocorrências verificadas no perímetro das escolas portuguesas. Para além disso, iremos apresentar alguns casos reais que ilustram as consequências a nível psicológico e físico entre os jovens. Este trabalho conta igualmente com a elaboração de um inquérito aplicado, tanto na Escola Secundária da Portela, como na Escola Secundária Vitorino Nemésio. Assim, iremos apresentar as conclusões mais importantes a que chegámos com a análise dos dados recolhidos.

 

 

Convém ainda referir que todo o trabalho é orientado no sentido de confirmar uma hipótese teórica que formulámos no início do trabalho: A violência nas escolas tem efeitos a nível dos comportamentos e atitudes dos alunos. Deste modo, iremos tentar compreender se existe realmente violência nas escolas portuguesas, se esta afecta ou não o quotidiano dos alunos e de que maneira se reflecte nos comportamentos dos mesmos.

 

Esperamos que este trabalho não constitua apenas um estudo teórico, mas sim um estudo com utilidade prática e que transpareça a realidade em si.