Philip Nicolai

(1556-1608)


< voltar   

Biografia

 

Nasceu no dia 10 de Agôsto de 1556 em Mengeringhausen (próximo de Arolsen), Hessen, Alemanha e faleceu no dia 26 de Outubro de 1608 em Hambusg, Alemanha. Está enterrado na igreja de Santa Catarina em Hamburgo, Alemanha. Infelizmente, a igreja quase foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de ter sido restaurada nos anos 50.

Filho de um clérigo luterano, Nicolai estudou teologia na Universidade de Erfurt e Wittenberg, mais ou menos entre 1575 a 1579. Tornou-se pastor de Herdecke an der Ruhr, mas foi expulso pelos mercenários das tropas da Contra-Reforma espanhola durante a guerra espanhola. Mudou-se para Köln (Colônia), cidade predominantemente católica, e foi pregador  das congregações luteranas, que à época, fazia reuniões secretas de casa em casa.

Em 1588, Nicolai tornou-se Hofprediger (Pregador da Corte) e professor da Côrte de Waldeck em Wildungen, Hessen. Em 1596, tornou-se pastor de Unna, Westphalia. Durante os anos em que esteve em Unna, uma peste matou centenas de pessoas que pertenciam à sua igreja. Como consôlo, escreveu seu livro: "Freudenspiegel des ewigen Lebens" (Maravilhoso espelho da Vida Eterna), publicado em 1599. Seus dois hinos mais famosos estão nesta obra.

Em 1601, Nicolai tornou-se pastor da igreja de Santa Catarina em Hamburgo, Alemanha, onde serviu pelo resto de sua vida.