Johnson Oatman, Jr

(1856-1922)


< voltar  

 

Biografia

 

Nasceu em: 21 de Abril de 1856, perto de Medford, New Jersey.
Faleceu em: 25 de Setembro de 1922, Norman-Oklahoma.
Enterrado em: Mt. Holly-New Jersey.

Oatman frequentou a Herbert’s Academy em Vincentown, New Jersey, e também o New Jersey Collegiate Institute em Bordentown.

Foi ordenado ministro evangélico na igreja Metodista Episcopal, porém a sua atuação pastoral restringiu-se às igrejas locais, já que ele trabalhava em tempo integral no ramo mercantil e para uma Empresa de Seguros.

Sua grande contribuição, porém, não se deu na área ministerial e sim na elaboração de textos para os hinos, os quais sempre foram procurados pelos compositores e publicadores mais conhecidos da sua época, como John J. Sweney, William Kirkpatrick, Charles Gabriel, Excell e outros.

Quando menino, costumava sentar-se ao lado do seu pai, Johnson Oatman Senior, na igreja, porque seu pai tinha uma bela e possante voz. Era cohecido como o melhor cantor do Estado! "O filho ficava em pé em cima do banco, olhando o hinário junto com o pai". Certamente Johnson Junior herdou dele o amor à música e, talvez, foi pensando nele que este menino mais tarde escreveria aproximadamente duzentos hinos por ano, por mais de 25 anos consecutivos, num total de mais de 5000 textos durante sua vida, número somente superado por Fanny Crosby e Charles Wesley!