Actividades com a utilização do computador
Alguns Exemplos:

Início

Blog - O cantinho das crianças

Análise inicial aos Sites

Resumos

Planificação de uma actividade 

Objectivos

Descrição de algumas Actividades

Actividades sem a utilização do computador

Utilização dos computadores no jardim de Infância

Orientações Curriculares

Papel do educador

Bibliografia

Reflexão final

1ª Tarefa

A minha fruta preferida.”

Objectivos: Pintar a fruta que a criança mais gosta.

Procedimento: Para começar, o educador deve mostrar e explicar às crianças, (em pequenos grupos), como se trabalha com os diferentes materiais que têm à sua disposição. Para facilitar a sua compreensão, o educador deve colocar ao lado do computador todos os passos que as crianças devem seguir para chegar ao programa que queremos, assim como, as principais funções do Paint.

Depois disto, o educador dá liberdade às crianças para explorarem e pintarem livremente os seus desenhos. Contudo, o educador deve ficar por perto a observar e questionar as crianças.

Quando terminar a actividade as crianças imprimem o trabalho.

 

 

2ª Tarefa

“Pinta a Pirâmide dos Alimentos”

Objectivos: Pintar a Pirâmide dos alimentos.

Procedimento: Para facilitar as crianças, o educador abre o documento do Paint, onde tem guardada a Pirâmide dos Alimentos.

De seguida, pede às crianças (grupos de duas) para pintarem a Pirâmide dos Alimentos a seu gosto. Quando terminarem a actividade as crianças imprimem o trabalho.

 

3ª Tarefa

“Coloca os alimentos no frigorífico”

Objectivos: Colocar os diferentes alimentos alinhados por categorias: vegetais, legumes, carne, peixe e doces, nas várias prateleiras do frigorífico.

Procedimento: A criança depara-se com um conjunto variado de alimentos tentando perceber a que grupo pertence cada um deles. De seguida alinham-nos horizontalmente por prateleiras.

Para tal, é necessário entrar no site: TV Cultura

 

 4ª Tarefa

“Frutos que usámos na nossa salada”.

Objectivos: Procurar na Internet os frutos que usámos para realizar a salada de frutas. Copiar os frutos para um documento do Word. Atribuir o fruto ao respectivo nome.

Procedimento: O educador oferece a cada duas crianças uma folha onde tem os nomes e imagens de alguns frutos como laranja, ananás, maçã, kiwi, pêra ou outros, escritos em letra maiúscula.

Para essa pesquisa o educador deve primeiro que tudo ter em atenção os frutos que disponibiliza uma vez que poderão surgir imagens menos próprias associadas a alguns deles.

Para facilitar as crianças na elaboração da tarefa, o educador abre a página do google e explica-lhes todos os passos que devem dar para a executar com sucesso. O educador deve estar presente, apoiando e acompanhando as crianças sempre que necessário, podendo ainda, facultar uma cartolina com a descrição de todas as situações.

Em relação à actividade as crianças colocam primeiramente o nome do fruto na página do google, copiando posteriormente a imagem que preferirem para um documento do Word, aberto previamente pelo educador onde estão contidos os nome dos respectivos frutos pedidos escritos em caixas de texto, para que as crianças relacionem os frutos pesquisados aos respectivos nomes.

Quando terminarem a actividade as crianças imprimem o trabalho.