Planificação de Actividades

"Criança Saudável, é Criança Feliz"


Início

Blog - O cantinho das crianças

Análise inicial aos Sites

Resumos

Planificação de uma actividade 

Objectivos

Descrição de algumas Actividades

Actividades sem a utilização do computador

Actividades com utilização do computador

Utilização dos computadores no jardim de Infância

Orientações Curriculares

Papel do educador

Bibliografia

Reflexão final

O tema que nós escolhemos para trabalhar e abordar com as crianças do Jardim-de-Infância foi “A Alimentação”. No entanto, achámos interessante escolher um título para o nosso trabalho – “Criança Saudável é Criança Feliz”.

 

Neste sentido iremos abordar as seguintes temáticas:

o  Importância de uma alimentação saudável;

o  Papel dos pais, da comunidade e do Jardim de infância na transmissão de bons hábitos alimentares;

o  Exemplos concretos de maus hábitos alimentares;

o  Entre outros ...  

 

Resolvemos abordar este tema porque é principalmente nesta fase de descoberta das crianças que elas se entusiasmam e se interessam por tudo e porque não, começar na Creche e no Jardim-de-Infância a transmissão dos bons hábitos alimentares? Como tal é necessário incentivar as crianças a adquirirem hábitos de vida saudáveis, uma vez que este é um período determinante para a saúde e bem-estar do futuro das crianças, pois “os primeiros anos de vida têm importância extrema no que toca ao desenvolvimento físico, social e emocional da criança” (Young, 1999, pág. 61).

Pensamos que a adopção de estilos de vida saudáveis é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento e prevenir uma série de problemas de saúde ligados à alimentação, nomeadamente, a anemia, o atraso de crescimento, a obesidade, a cárie dentária, a diabetes, etc.

Contudo, o papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças é fundamental. Posto isto, é extremamente importante que os pais também participem nas actividades que pretendemos realizar, uma vez que, é a alimentação dos pais que influência os hábitos alimentares dos filhos. Se os pais não tiverem uma alimentação saudável e variada torna-se difícil impor um correcto comportamento alimentar nos filhos.

No entanto, para além da família, da comunidade, da escola e em especial o Jardim-de-Infância assumem um papel fundamental, na medida em que podem oferecer um contexto de aprendizagem formal e informal sobre este e outras matérias, completando assim, o papel da família. Em relação ao trabalho que se pode realizar com a comunidade, poderá vir um médico à instituição conversar com as crianças, respondendo às questões que elas têm sobre esse tema, poderá mostrar fotografias de doentes obesos, entre outros assuntos. Poderá também vir à instituição alguém experiente para plantar uma horta com os meninos.   

Em relação ao dia-a-dia da criança no Jardim-de-Infância, é muito importante que os educadores dêem uma continuação ao trabalho realizado em casa, devendo haver momentos de partilha de saberes e experiências com os pais, para que o tema da alimentação seja explorado não só na sala mas que também acompanhe a criança durante todo o seu percurso. É assim necessário perceber o tipo de alimentação que os pais dão aos seus filhos,  aconselhando-os a darem-lhes alimentos saudáveis, perceber se as refeições são realizadas sempre a horas certas e ainda verificar se as crianças fazem algum tipo de desporto, pois o exercício físico é essencial para que se sintam em plena forma, vivendo felizes e em harmonia consigo próprias. Hoje em dia vivemos cada vez mais numa sociedade em que o sedentarismo e o excesso de peso têm vindo a aumentar gradualmente e que ganha formas assustadoras em relação às crianças porque, cada vez existe mais crianças obesas e sedentárias.  

Neste sentido, é urgente a resolução desse problema e para que isso aconteça será necessário que as crianças tenham acesso a actividades lúdicas que revelem grande mobilidade do corpo e também que não tenham uma alimentação à base de fast-food e comidas enlatadas.

Assim, será importante a vinda dos pais à instituição para contarem histórias ou peripécias por que passaram, motivando as crianças a optarem por alimentos saudáveis e também incentivando-as à prática desportiva.

Como futuras profissionais de educação, devemos alertar os pais, para que tomem consciência da importância de uma alimentação saudável ao longo da vida, assim como também, devemos proporcionar às crianças actividades ricas e estimulantes onde elas possam e tenham curiosidade, interesse e desejo de aprender, assim como, elucidar e fomentar o gosto pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, visto, o Jardim-de-Infância ser um local privilegiado  de contacto com o mundo da informática.

Assim sendo, também será benéfico a elaboração de actividades com a utilização do computador. Este tema é muito complexo e deve ser explorado em todas as suas vertentes, como tal, deve-se permitir que as crianças explorem livremente o assunto, fazendo pesquisas, realizando projectos em pequenos grupos e partilhem também elas o seu conhecimento sobre o tema.

Os jogos e as actividades lúdicas são muito importantes para as crianças. Cabe ao educador disponibilizar diversos materiais e criar condições que favoreçam a aprendizagem.

Com a elaboração de algumas actividades, pretendemos oferecer às crianças a oportunidade de explorar e compreender o seu mundo, pois ao contactarem com as várias tarefas ficarão com uma visão mais alargada sobre o tema e terão uma maior percepção de como se deve ter uma alimentação saudável.

Em suma, o educador, a família e a comunidade assumem um papel muito importante na vida das crianças uma vez que é extremamente importante proporcionar conhecimentos necessários sobre uma alimentação saudável e equilibrada às crianças para que o seu desenvolvimento e crescimento sejam os adequados à idade e no futuro sejam adultos saudáveis.