Nutrientes

Macro Nutrientes    Função Fonte Falta / Excesso
 N - NitrogênioAtiva a fotossíntese e promove o crescimento das folhas, esterco, composto orgânico, bokashi, torta de nim e húmus de minhoca. O excesso deste na terra causa menor florescimento e frutificação, além de retardar o desenvolvimento das raízes e deixar a planta suscetível às pragas. 
 P - Fósforoimportante para o processo de germinação e maturação de raízes (sistema radicular), frutos e flores.  Farinha de ossos Alteração na cor das folhas. 
 K - PotássioPropicia que caules, folhas, flores e frutos fiquem mais firmes. O potássio é mais importante ainda para as plantas bulbosas e tuberosas, como batata, cebola, alho, lírio, entre outras.  composto orgânico e nas cinzas de madeira.    A falta deste nutriente no solo acarreta em uma muda pouco desenvolvida. 
 Ca - CálcioMelhora o crescimento das raízes, propiciando o enraizamento mais profundo.  Podemos adicionar ao solo este nutriente através do calcário e gesso, porém uma forma mais fácil é jogar ovos triturados no solo, ou colocar as cascas durante a compostagem.    
 S - EnxofreFavorece a fotossíntese e a respiração.   Este nutriente é naturalmente abundante em solos com grandes quantidades de matéria orgânica.  
 Mg - MagnésioImportante para a formação da clorofila, além de promover a coloração e a formação de açúcares.   
    

Comments