Cuidados Básicos

PROTEÇÃO DO SOLO

Cobertura vegetal seca
A terra deve ser mantida o máximo possível coberta com palha/grama/capim ou qualquer outra matéria morta.

Finalidades
-  não sofrer com a evaporação causada pelo Sol;
-  não sofrer compactação causada pela Chuva;
-  não possibilitar o surgimento de plantas espontâneas cujas sementes são espalhadas ao vento, por pássaros ou por sementes/estacas. Essas plantas vão competir em nutrientes.

Cobertura vegetal verde (morta)
Logo abaixo da cobertura seca é aconselhável manter uma cobertura vegetal verde. Na Permacultura isso é utilizado para que as plantas não desejáveis possam servir como "adubo" para as culturas.

Assim retire todas as plantas que nascem espontaneamente e coloque diretamente sobre a terra. Elas geralmente retém grande quantidade de nitrogênio e irão ajudar na adubação. Acima delas, mantenha a cobertura seca.

Aeração do solo
O solo tende a ficar compactado com o tempo. As coberturas ajudam e podem mantê-lo por muito tempo sem compactação. Porém quando ocorrer a compactação deve-se afofar a terra e repor a adubação.

Tome cuidado com as minhocas e em não remexer demasiadamente o solo. 

Vermiculita é um material que pode auxiliar na aeração do solo. Porém seu valor de mercado pode ser proibitivo para grandes extensões de jardim ou horta. Nesse caso a areia de construção pode ser utilizada, misturada à terra em pequenas proporções (10-20%).


ADUBAÇÃO
A adubação também faz parte dos cuidados que devemos ter para com o solo. A adubação tem como função manter o solo equilibrado e propício para o tipo de cultura que estamos desenvolvendo nele, seja uma flor, seja um legume ou hortaliça. 

A adubação deve ser feita de forma periódica. A falta de adubação ou fazê-la de forma excessiva também pode causar problemas ao solo e às plantas. Por isso deve-se ter um período entre as adubações.

Uma terra pouco adubada irá aos poucos se compactar, tornar-se arenosa, seca e portanto pouco fértil. Veja no menu ao lado as formas de adubação e pratique-a em seu jardim ou horta.


IRRIGAÇÃO / REGA
Já falamos em como proteger o solo e depois de como manter sua fertilidade através da adubação. Agora vamos falar da irrigação. 

Toda planta precisa de um certo grau de umidade do solo. Para manter essa umidade vamos precisar regá-lo sempre que necessário. Em épocas de chuvas não será necessário, porém existem épocas ou locais onde as chuvas são espaçadas. Nesse caso sem irrigação não conseguiremos manter nossos jardins e hortas.

A Água, assim como o Sol, o Ar e a Terra, é um elemento essencial à vida das plantas. 

Para cada planta e cultura existe um volume de irrigação necessário. Algumas plantas vão gostar de menos água. Outras só vão se desenvolver em lugares encharcados. Outras já gostam de solos mais áridos e pouca rega. Você deve estudar sobre as plantas que está cultivando e proporcionar uma rega adequada para cada uma delas.

Uma forma de verificar se o solo está úmido é colocar as pontas dos dedos. Se ela sair limpa significa que o solo está seco. A maior parte das plantas gostam de umidade moderada, nem muito úmido, nem muito seco. Sendo assim se seus dedos sentirem uma leve umidade e alguma terra grudar neles, a irrigação estará adequada.

Prefira regar pela manhã e pela tarde, quando o Sol ainda não está incidindo sobre as plantas. Isso evita a rápida evaporação ou queima das plantas.

Comments