Apresentação

  

A primeira edição do Model United Nations da Universidade do Porto decorrerá nos dias 21 e 22 de Maio de 2010 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Esta iniciativa convida à participação todos os estudantes da Universidade do Porto, bem como de outras Instituições de Ensino Superior.

O UPMUN2010, à imagem dos outros eventos académicos que seguem este conceito, consistirá numa simulação da actividade da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente do Conselho Económico e Social (ECOSOC) e Conselho de Segurança, com o intuito de proporcionar aos participantes a oportunidade de desenvolverem competências em termos de negociação e de resolução de problemas e de conflitos, bem como as suas capacidades de argumentação e o seu espírito crítico. Aspectos estes, que consideramos importantes, não só para os estudantes de formação em Relações Internacionais, mas para todos os alunos que tenham ou que pretendam ter um entendimento mais aprofundado sobre questões da actualidade internacional, cooperação, multiculturalismo, independentemente do curso que frequentam.

 Os participantes são convidados a escolher um actor internacional, cujos interesses irão defender no decurso da simulação. No sentido de tornar o evento numa simulação o mais fidedigna possível, as posições defendidas devem ser as oficiais dos Estados ou Organização que estão a representar. Deverão também elaborar um position paper, documento que deverá conter a posição oficial da representaçao escolhida, sobre cada um dos temas a debater, bem como a indicação de possíveis questões a responder através de uma resolução. Não sendo necessário nenhum tipo de experiência anterior, os delegados assumem, assim, o papel de verdadeiros diplomatas: pesquisam sobre tópicos de interesse para as relações internacionais, debatem, deliberam e procuram soluções para alguns dos problemas que perturbam a estabilidade mundial nos dias de hoje.