ESPORTES

 
ESGRIMA
 
 
 
Antigamente, quando as roupas dos esgrimistas ainda não contavam com dispositivos eletrônicos para acusar os golpes, era comum mergulhar as espadas em tinta para que qualquer toque ficasse visível.
 
 
O predomínio dos países europeus na esgrima é enorme. Em disputa desde a edição de 1896 das Olimpíadas, em Atenas, na Grécia, a modalidade já distribuiu 514 medalhas de ouro nos Jogos. As nações do Velho Continente já levaram mais de 490 delas.
 
Na equipe de esgrima da Austrália, nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932, competiu um atleta chamado Errol Flynn. Ele não conseguiu sequer uma vitória na competição, mas teve a sorte de ser contratado por Hollywood para converter-se em uma estrela do cinema e, mais tarde também, um cidadão norte-americano. Em 2004, Jude Law o interpretou no filme O Aviador.
 
Escrito em 1844, o livro "Os Três Mosqueteiros", do francês Alexandre Dumas, conta com diversas referências à esgrima. Uma delas é o uso da conhecida expressão "touché", que remonta ao toque da espada no adversário. Antigamente o recurso utilizado para que o atleta pudesse requerer a pontuação. Posteriormente, o sensor eletrônico foi introduzido no esporte.
 
FONTE: Marcela HD