ARQUITETURA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
RUY OHTAKE
 
Filho primogênito da artista plástica Tomie Ohtake e do agrônomo Alberto Ohtake (falecido em 1961), Ruy estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde se formou em 1960.
Ruy Ohtake foi casado com a atriz Célia Helena, falecida em 1997, com a qual teve sua primeira filha, Elisa, atriz. Depois, se casou com a arquiteta Sílvia Vaz e teve seu segundo filho, Rodrigo, também arquiteto.
No ano de 1999, Ohtake foi convidado para fazer parte do 20.º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.
É de Ohtake, por exemplo, entre outras obras, os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes e a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube.
Em Brasília, o arquiteto assina o Hotel Blue Tree, o Estádio do Gama, o Brasília Shopping. No exterior, é ele o responsável pela Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e pelo museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.
Ohtake ainda assina o projeto de adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ou Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil.
 
Fonte: Wikipédia
 
 
ARQUITETOS E DECORADORES
 
 
CASA COR COMEMORA 25 ANOS
 
   Em 2011, CASA COR completou 25 edições de sucesso na cidade de São Paulo. Reconhecida internacionalmente como o maior evento de arquitetura e decoração das Américas, e o segundo maior do mundo, CASA COR chegou à sua edição comemorativa de 25 anos em dimensões bem diferentes. Sob o tema “Dia a Dia com Tecnologia”, o evento apresentou 110 ambientes distribuídos em 56 mil m², reunindo quatro mostras simultâneas: a tradicional CASA COR, com tendências em arquitetura, decoração e paisagismo, voltadas para o “morar bem”; CASA KIDS, voltada para o universo infantil, com ambientes especialmente projetados para crianças de até 12 anos; CASA HOTEL, destinada aos profissionais do setor de hotelaria e turismo apresentando as tendências presentes nos hotéis mais charmosos do Brasil e do mundo; e CASA TALENTO, uma oportunidade para novos talentos da arte e do design brasileiro mostrarem seus melhores trabalhos sob um grande conceito. CASA COR foi realizada  no Jockey Club de São Paulo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

APLICANDO SUSTENTABILIDADE
NA ARQUITETURA

As más projeções e as construções não planejadas dosgrandes centros urbanos geraram uma grande degradação dos recursos naturais de muitos locais.
Pode-se observar que os ambientes que foram feitos ilegalmente ou fora dos planejamentos arquiteturais e urbanísticos tendem a ser mais abalados. Com vista nesses problemas, muitos projetos arquitetônicos têm sido materializados com estruturas favoráveis à sustentabilidade. A arquitetura sustentável visa uma melhor utilização dos recursos naturais, por esse motivo se evitam uma série de desperdícios. Principalmente em relação à água e a energia elétrica, visando um melhor aproveitamento de ambos, como por exemplo: aproveitar a água da chuva e utilizar energia solar são algumas medidas utilizadas nesses tipos de projetos.
O uso de mais janelas para evitar o uso de energia elétrica, também é bastante usual na arquitetura sustentável, bem como escolha de lâmpadas mais econômicas (as lâmpadas fluorescentes) no lugar das lâmpadas usuais. Também num projeto sustentável é preferível uma ventilação mais natural nos ambientes (casa, prédios, escolas, escritórios e etc.) ao invés de ar-condicionado ou aquecedores, que são altamente poluentes à natureza.
Outra preocupação na hora da construção e durante o projeto arquitetônico é a utilização de materiais renováveis e ecologicamente indicados, como a preferência de eucaliptos e fibras de bananeiras no lugar da madeira freqüentemente extraídas das florestas. Do mesmo modo se opta por uma tintura que não possuam as toxinas que degradam o meio ambiente.
Na construção civil há a preocupação com a criação de áreas verdes tanto para o plantio, como para proporcionar mais conforto e contribuir para a redução do gás carbônico na natureza. Uma outra solução para amenizar a degradação da natureza recomenda-se nesses locais reciclagem do lixo doméstico. Juntamente com a não utilização de produtos de limpeza nocivo ao meio ambiente.
O território da arquitetura sustentável é ainda demasiadamente novo, entretanto as aplicações de técnicas sustentáveis na construção civil são cada vez mais recorrentes. E estão sendo vistas como práticas essenciais para a manutenção e a renovação de recursos encontrados no meio ambiente.
 
Crédito: Raquel Nunes