UFV Beer Game (O Jogo da Cerveja)

Foreign visitors should access the English version of the site clicking here. (Visitantes estrangeiros devem acessar a versão em inglês do site clicando aqui).

Nessa página você irá encontrar informações detalhadas sobre o software e instruções para fazer o download.

Caso tenha interesse em palestras com aplicação do software na sua instituição, entre em contato com Bernardo Giori Ambrósio em bgambrosio@gmail.com 

Mensagem dos Autores

O UFV Beer Game foi desenvolvido por Bernardo Giori Ambrósio, ex-professor do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto-MG, e pelo Professor José Luis Braga, do Departamento de Informática da Universidade Federal de Viçosa-MG. O jogo foi desenvolvido em 2005, quando Bernardo era estudante de graduação do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa. 

Veja o nosso artigo publicado no SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação) em novembro de 2006: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/472/458

Missão e Objetivos

O objetivo do software é servir como uma ferramenta para jogar o Beer Game que possa ser utilizada por estudantes e profissionais das áreas de Administração, Sistemas de Informação, Logística e outras para permitir o desenvolvimento da capacidade de utilizar uma abordagem integrada para gerenciar uma cadeia de abastecimento. 

Descrição

O UFV Beer Game é um software para jogar o Beer Game, um jogo de simulação desenvolvido no MIT (Massachusetts Institute of Technology) na década de 60 com o objetivo de apresentar as vantagens de se utilizar uma abordagem integrada para gerenciar uma cadeia de abastecimento. O jogo original desenvolvido no MIT consiste em uma cadeia com quatro componentes ou funções disponíveis para serem representados pelos jogadores: um Varejista, um Atacadista, um Distribuidor e uma Fábrica. Mais informações sobre o MIT Beer Game podem ser obtidas em http://web.mit.edu/jsterman/www/SDG/beergame.html.

O UFV Beer Game aprimora o jogo desenvolvido no MIT permitindo haver mais de um representante em cada setor da cadeia. Dessa forma, uma sessão do jogo pode ter vários Varejistas, vários Atacadistas, vários Distribuidores e várias Fábricas, permitindo uma simulação mais próxima de uma real cadeia de abastecimento. 

Uma sessão do jogo deve ter pelo menos um jogador em cada setor Varejista, Atacadista, Distribuidor e Fábrica. Os componentes do jogo são organizados de forma hierárquica, da seguinte maneira: uma Fábrica tem vários Distribuidores associados, que atendem a macro-regiões específicas. Cada Distribuidor tem vários Atacadistas associados, que atendem a micro-regiões compostas por vários Varejistas. 

As atribuições de cada componente ou papel são: 
  • Varejista: recebe os pedidos do Atacadista que atende em sua região e faz a venda de balcão ao consumidor final. Esse componente é que inicia o jogo. 
  • Atacadista: intermediário que recebe pedidos de seu Distribuidor, armazena e entrega os pedidos por região aos Varejistas. 
  • Distribuidor: intermediário que recebe pedidos direto da Fábrica e os distribui aos Atacadistas sob sua responsabilidade, ou alocados em sua região de ação. 
  • Fábrica: responsável pela produção de cerveja e sua entrega aos Distribuidores. 
No UFV Beer Game, cada componente possui quatro variáveis de controle ou de decisão, cujos valores são apresentados ao jogador que controla o componente. Essas variáveis são: 
  • Pedido: é a quantidade de caixas de cerveja pedida pelo jogador, em cada rodada, ao seu fornecedor. 
  • Pedidos atrasados: também chamado de backorders. É o total de pedidos atrasados de cada jogador, ou seja, são os pedidos que o jogador recebeu de seu(s)
    cliente(s) e que não foram atendidos devido à insuficiência de estoque. Esse valor é atualizado a cada rodada (semana) e o jogador entregará esses pedidos quando houver estoque disponível. 
  • Estoque: é segmentado em duas partes. O estoque local é a quantidade de caixas de cerveja que cada jogador tem disponível para atender seus clientes. O estoque em trânsito corresponde às caixas de cerveja que no momento estão sendo transportadas até seus clientes. 
  • Custos: essa variável define o vencedor do jogo. Cada jogador possui um custo associado que no começo do jogo é $0.00 (zero). O custo de cada jogador é segmentado em três partes. O custo do estoque local corresponde ao custo do estoque disponível para atender à demanda dos clientes. O custo do estoque em trânsito corresponde ao custo do transporte das caixas de cerveja até os clientes. E o custo dos backorders corresponde ao custo dos pedidos atrasados, ou custo da falta de mercadoria. Ao fim do jogo, o vencedor é o jogador que possuir o menor custo total. 
Durante o jogo cada jogador só tem conhecimento do valor das variáveis de seu componente na cadeia. Um jogador não tem acesso às variáveis dos componentes dos demais jogadores, exceto os Pedidos atrasados de seu fornecedor direto na cadeia e a quantidade de caixas de cerveja em trânsito para o estoque de seu componente. Enquanto estão jogando, os jogadores podem visualizar gráficos contendo os valores de suas variáveis de controle em cada semana do jogo. Após o término do jogo, cada jogador pode visualizar o valor das variáveis dos componentes dos demais. 

O UFV Beer Game possui duas variáveis que interferem no progresso do jogo: 
  • Tempo de Entrega – Lead Time: é o tempo em número de semanas decorrido entre o momento em que um pedido é feito e o momento em que o mesmo é entregue. Essa variável é especificada entre os setores da cadeia e o seu valor pode ser entre uma a quatro semanas. Por exemplo, se for especificado um Tempo de Entrega de quatro semanas para o jogo, então esse tempo vai decorrer entre o momento em que o Varejista faz seu pedido e o Atacadista o entrega. O mesmo ocorre entre o Atacadista e o Distribuidor, e entre o Distribuidor e a Fábrica. Durante o Tempo de Entrega, diz-se que a cerveja está em trânsito para o componente que irá recebê-la. 
  • Tempo do Pedido – Order Delay: é o tempo gasto para que ocorra a transmissão ou comunicação do pedido entre os setores da cadeia. O valor dessa variável pode ser zero, uma ou duas semanas. 
O Beer Game desenvolvido no MIT fixa o valor do Tempo de Entrega (Lead Time) para 2 semanas e o valor de Tempo do Pedido (Order Delay) para 1 semana. 

Atores do UFV Beer Game

Os atores do UFV Beer Game são: 
  • Jogador: desempenha um dos papéis Varejista, Atacadista, Distribuidor ou Fábrica. Opcionalmente, jogador pode ser uma equipe, dependendo do número de pessoas a participar. Cada jogador ou equipe utiliza o módulo Beer Game Player do UFV Beer Game. 
  • Gerente / Instrutor: cria e controla o jogo, instala o servidor, estabelece os parâmetros e variáveis de cada jogo, determina qual será a demanda do consumidor final e acompanha o jogo do início ao fim. Tem acesso às informações sobre as variáveis de controle de todos os jogadores. O gerente utiliza o módulo Beer Game Manager do UFV Beer Game. 
O gerente pode gerar o Relatório do Jogo. Esse Relatório é um arquivo texto que contém todas as informações de um jogo e possui um formato definido. Esse arquivo pode ser utilizado futuramente, após o término do jogo, pelo gerente, via o módulo Beer Game Manager, para rever todas as informações do jogo, inclusive os gráficos. 

Implementação

O UFV Beer Game foi implementado na linguagem Java, como um web service, e é constituído por três módulos: 
  • Beer Game Server – BGS: é o servidor do jogo, capaz de gerenciar vários jogos (no máximo 10) simultaneamente. É responsável pelo controle de seqüência de jogadas, armazenamento das informações do jogo e do estado atual de cada jogador ou componente, atualização de estado, etc. 
  • Beer Game Manager – BGM: utilizado pelo gerente do jogo. Oferece funções tais como criar um novo jogo, encerrar um jogo, definir como será a cadeia simulada em uma sessão do jogo, visualizar o estado atual de cada jogador e de todo o grupo, fornecimento de gráficos que permitem o acompanhamento visual, etc. 
  • Beer Game Player – BGP: utilizado pelos jogadores. Permite a cada jogador se conectar a um jogo, escolhendo um dos componentes disponíveis, fazer as jogadas atendendo à solicitação do BGM, acompanhar o seu estado atual, etc. 
O gerente do jogo deve inicialmente executar o BGS. Após isso, o gerente deve executar o BGM e os jogadores devem executar o BGP. A comunicação entre o BGS e o BGM e BGP é realizada através de sockets. 

Requisitos
 
O software UFV Beer Game foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java. Esse software depende então que o computador no qual qualquer módulo for executado tenha instalado a Máquina Virtual Java na versão 6 ou mais recente. A Máquina Virtual Java está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html.

Instruções

No jogo cada rodada corresponde a uma semana. O jogo é desenvolvido em semanas, de modo que a cada semana, os Varejistas, os Atacadistas, os Distribuidores e as Fábricas realizam, nessa ordem, um pedido para o seu respectivo fornecedor e tentam atender à demanda de seus clientes. Qualquer pedido que não possa ser atendido será anotado como Pedidos atrasados e o mesmo será atendido o mais rápido possível. Nenhum pedido será ignorado e todos os pedidos serão atendidos em algum momento. 

Cada componente na cadeia tem uma capacidade ilimitada de armazenamento de cerveja. O Varejista atende ao consumidor final. A demanda desse consumidor final é determinada de forma aleatória ou determinística, restringindo-a a algum intervalo de valores definido pelo gerente do jogo. Além disso, o consumidor final é atendido imediatamente pelo Varejista, não havendo Tempo de Entrega (Lead Time). 

A Fábrica é abastecida pela sua linha de produção, que possui uma capacidade ilimitada de fornecimento de cerveja. Por isso não há Tempo do Pedido (Order Delay) entre a Fábrica e sua linha de produção. 

Cada jogador ou componente possui um custo associado. No começo do jogo esse custo é $0.00 e a cada semana ele é adicionado de um custo semanal calculado para cada componente. De acordo com a regra do Beer Game desenvolvido no MIT, o custo semanal de cada componente é calculado da seguinte maneira: $1.00 por cada caixa de cerveja contida em seus Pedidos atrasados, adicionado de $0.50 por cada caixa de cerveja contida no estoque local do componente e por cada caixa de cerveja que está sendo transportada pelo componente até seu cliente. Desse modo, o Atacadista é dono das caixas de cerveja em trânsito para o Varejista, o Distribuidor é dono das caixas em trânsito para o Atacadista, e a Fábrica é dona das caixas sendo manufaturadas e das caixas em trânsito para o Distribuidor. 

O UFV Beer Game estende o jogo original desenvolvido no MIT permitindo configurar separadamente qual será o valor de cada custo unitário. Desse modo, o gerente pode determinar o custo de cada caixa de cerveja contida no estoque local, o custo de cada caixa de cerveja sendo transportada e o custo de cada caixa de cerveja contida nos Pedidos atrasados. 

O objetivo de cada participante é minimizar o seu custo total durante o jogo, de forma que o custo total de toda a cadeia seja minimizado. 

O UFV Beer Game permite uma variação do jogo em que as caixas de cerveja fluem pela cadeia em lotes cujo tamanho pode ser determinado pelo gerente ao criar o jogo. Por exemplo, se o tamanho dos lotes de cerveja vendidos pelos componentes do setor Distribuidor é 144 (1 groza) caixas, então a quantidade pedida pelos Atacadistas e a quantidade entregue pelos Distribuidores devem ser múltiplos de 144. 

Benefícios

O UFV Beer Game apresenta lições importantes quanto ao gerenciamento de uma cadeia de abastecimento. A lição mais importante é sobre a utilização de teoria de sistemas e pensamento sistêmico no gerenciamento de cadeias de abastecimento. O resultado final de cada sessão do jogo torna isso claro para todos os jogadores e esse aspecto deveria ser enfatizado e bem explorado por professores e instrutores que irão utilizar o jogo como uma introdução ao gerenciamento de cadeias de abastecimento. 

Download

A versão mais recente do UFV Beer Game e o Manual do Usuário estão disponíveis para download

O UFV Beer Game pode ser utilizado com a interface em inglês, português ou francês. A tradução para o francês foi realizada por Marc Bouchard p.eng, Project Manager Computer Applications and Technology, do Automated Manufacturing Engineering Department, Université du Québec (École de Technologie Supérieure), Montreal, (Quebec), Canada. 

Senha para acessar o jogo

Para utilizar o software, é necessária uma senha. Para obtê-la, envie uma mensagem para Bernardo Giori Ambrósio, em bgambrosio@gmail.com, informando seu CPF, seu nome completo e a data de nascimento. Você receberá gratuitamente uma senha que lhe permitirá acessar o software.

A senha deve ser informada ao executar o módulo Beer Game Server (bgs.jar) e o computador utilizado para executar este módulo deve estar conectado à internet para que seja feita a validação da senha.