PRINCIPAL

Informes e Avisos

1) Processo de Recredenciamento de docentes disponível.
O período para preenchimento e envio das informações requeridas terá início a partir das 00h01min do dia 01/10/2018, encerrando-se às 23h59min do dia 15/11/2018.
As informações deverão ser encaminhadas via Formulário Eletrônico de Recredenciamento de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Energia, pelo portal SIGAA, link: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S
Título: Processo de Recredenciamento Docente do PPG-ENE.
Mais informações na CI - link


3) Edital de Bolsa de Estudo - link
Resultado da avaliação conforme edital 075/2018 - link

4) Processo seletivo para alunos regulares - ingresso em 2019.1
Informamos que o Edital nº 061/2018 que “Institui as Normas do Processo Seletivo aos cursos de Mestrado e Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Energia referente ao ingresso no primeiro quadrimestre do ano de 2019” foi publicado no Boletim de Serviço nº 777, de 31 de agosto de 2018, conforme Link
Prazo de inscrição: 01/09/2018 a 30/09/2018.
Resultado das inscrições: Link
Resultado do recurso de inscrição indeferida: Link

5) Processo seletivo para alunos regulares - ingresso em 2018.3 
Prazo de inscrição 06/06/2018 a 20/06/2018, até as 23h59 min no horário de Brasília.
Edital para o processo seletivo PPG-ENE está publicado no Boletim de Serviço nº 751(página 26) 
Resultado das inscrições: Link
Resultado do recurso de inscrição indeferida: Link
Resultado Final: Link

6) Processo seletivo para o PRÊMIO DE TESE CAPES 2018
Resultado: Link 

7) Exame de Conhecimento em Língua Inglesa em 2018.3
Data: 28/09/2018  
Horário: 19h as 20h30
Local: Sala 306, 3º andar Bloco B.

Observações:
1 - Quem pode participar: alunos regulares da PGENE;
2- Sem inscrição, basta comparecer no local da prova
na data agendada, com a identificação de aluno
ou comprovante emitido pela secretária da PROPG
e documento com foto.
3 - Será permitido o uso de dicionário em papel. 
RESULTADO EXAME REALIZADO EM 2018.2:
CI_147_21.06.18_Proficiência em Língua Inglesa_ENE (Arquivo Anexo)

8) Seleção de alunos especiais de 08 a 10 de agosto de 2018
Inscrição - Link
Disciplinas oferecidas pelo PGENE - Link
Resultado - Link

9) Matrícula aluno regular

10) PPGENE forma primeiro doutor pelo Doutorado Acadêmico Industrial
    (DAI)
  Aluno: Eduardo Christiano Cecone
  Título da tese: Modelagem energética de sistema de transporte pneumático utilizando
                        planejamento fatorial
  Empresa: Zeppelin Systems Latin America
  Orientador: Douglas Alves Cassiano
  Coorientador: Sérgio Ricardo Lourenço
    


                














        




Sobre o Programa

O Programa de Pós-graduação em Energia da UFABC tem como propósito a formação de Mestres e Doutores para a atuação nas áreas de planejamento, política, ensino, projeto e uso da energia em sistemas complexos. Os futuros profissionais e pesquisadores terão conferidas competências e habilidades relativas à informação, compreensão, aplicação, análise e avaliação aplicada ao setor energético, desse modo estarão aptos para sistematizar, inovar, propor políticas e otimizar os sistemas de transformação e uso final de energia. A atuação profissional no mercado de trabalho é vasta, há crescentes oportunidades no setor industrial, comercial, de ensino, pesquisa, residencial e órgãos reguladores, nas esferas municipal, estadual e federal, bem como possibilidade de atuação nacional ou internacional. A proposta do Programa de Pós-graduação em Energia foi concebida de forma interdisciplinar, pois o tema transita por várias áreas do saber, isto possibilita o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos nas áreas das Engenharias, Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicadas. O futuro profissional da área de Energia deverá ter sólida formação em uma das áreas de conhecimento afetas ao tema objeto de seu estudo, bem como desenvolver competências e habilidades relacionadas com a interação interdisciplinar na área de energia, desse modo será possível construir uma visão sistêmica sobre o assunto de interesse que será desenvolvido à luz da área de Energia. Devido à proposta interdisciplinar da área de Energia, graduados em distintas áreas do saber poderão desenvolver seus estudos e projetos no Programa de Pós-graduação em Energia, como por exemplo, Engenheiros das diversas modalidades, Administradores, Advogados, Economistas, Sociólogos, Arquitetos, Físicos, Matemáticos, Químicos, Biólogos, entre outros. O que é esperado e necessário aos futuros alunos é a dedicação ao estudo e tempo disponível compatível ao curso escolhido (mestrado ou doutorado) para o desenvolvimento do seu projeto, juntamente com seu orientador, e curso das disciplinas do programa necessárias à sua formação. Como produto final, o Programa de Pós-graduação em Energia trabalha para a formação de recursos humanos de alto nível para que estes atuem no complexo cenário energético do país e do mundo, e contribuam com o desenvolvimento científico, tecnológico e acadêmico, de modo sustentável e inovador na área de Energia.
O Programa possibilita acesso a bolsas institucionais de agências de fomento à pesquisa, tais como, Fapesp - Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
03062016













Ċ
PGEne UFABC,
21 de jun de 2018 15:45