Saiba aqui como enviar sua(as) trova(as) para os concursos !!! 

 

COMO ENVIAR  TROVAS PARA CONCURSOS (SISTEMA DE ENVELOPE)

 

Aqui vão as principais "dicas" para os trovadores enviarem seus trabalhos para os concursos que acontecem durante o ano inteiro, em todo o Brasil:

 

1 - Digite ou datilografe a trova na face de um envelope branco pequeno (de aproximadamente 7 x 10), escrevendo acima dela apenas o tema do concurso. Só use pseudônimo se o regulamento exigir (só alguns concursos ainda  o fazem).

 

2 - Ponha dentro de cada envelopinho um papel dobrado contendo seu nome e endereço completos, telefone, e‑mail (se tiver) e assinatura.

 

3 - Feche os envelopinnhos e coloque dentro de um envelope maior (de aproximadamente 11 x 16), também branco, para remessa. Na frente (local do endereçamento), escreva o nome do concurso e o endereço para onde vai, com o CEP completo.

 

4 - No verso do envelope grande (onde vai o remetente)  escreva "Luiz Otávio"  (ou outro nome indicado pelo regulamento) e repita o endereço do concurso. Em caso de dúvida, peça ajuda a um trovador mais experiente.

 

5 - Não mande a mesma trova para vários concursos ao mesmo tempo, ou trovas que já tenham sido publicadas em livros ou premiadas em outros concursos.

 

6 - A gramática correta é muito importante. A falta de uma vírgula ou  crase, uma pequena na concordância  ou na grafia podem desclassificar uma ótima trova.

 

7 - Os participantes de um  concurso devem aceitar e respeitar  o resultado. A ética entre os trovadores é levada muito a sério.  A comissão julgadora está sujeita a cometer enganos, mas ninguém deseja errar. As comissões têm, geralmente, entre de 3 e 10 pessoas, e o resultado é sempre a média de todas as notas..

 

8 - Quando for premiado, faça o máximo para ir à festa de premiação. Se não for possível escreva ou telefone aos organizadores explicando e indicando um representante.

 

9 - É bom  não deixar a remessa da trova para a última hora. Alguns concursos aceitam a data da postagem no correio, mas outros não.

 

10 - E o mais importante: não desanime se enviar várias trovas para concursos e demorar a ser premiados. Todos os grandes trovadores começaram assim um dia,  os resultados vem com o tempo, maior experiência e muito estudo.