Componente Curricular: Estatística Aplicada às Ciências Sociais II
Código: 1114082
Créditos: 04
Carga Horária: 60 horas
Pré-Requisito: Estatística Aplicada às Ciências Sociais I (1114081)
Unidade Responsável: UAEst/CCT
Ementa
Inferência. Conceitos básicos de amostragem. Técnicas de amostragem (amostra aleatória simples e estratificada). Estimação de parâmetros (pontual e por intervalo). Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
I - Objetivos
Apresentar e capacitar os alunos para a realização de uma pesquisa estatística que tenha por objetivo a afirmação ou verificação de hipóteses através de técnicas de inferência estatística.
II - Conteúdo Programático
UNIDADE 1 - AMOSTRAGEM. Conceitos básicos. Inferência estatística. Amostras e populações. Alguns tipos de amostragem probabilística. Tabela de números aleatórios.
UNIDADE 2 - DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAIS. Estatística e parâmetros. Distribuição amostral da média. Distribuição amostral da proporção.
UNIDADE 3 - ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS. Introdução. Estimação por ponto e por intervalo. Intervalos de confiança para a média: com a variância conhecida, com a variância desconhecida. Intervalos de confiança para a proporção.
UNIDADE 4 - TESTES DE HIPÓTESES. Introdução. Tipos de erros. Testes para a média. Teste para a proporção.
UNIDADE 5 - ANÁLISE DE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR. Conceitos básicos. Coeficiente de correlação linear. Regressão linear. Método dos mínimos quadrados.
UNIDADE 6 - TABELAS DE CONTINGÊNCIA. Distribuição qui-quadrado. Teste de independência.
III- Referências Bibliográficas
Bibliografia Básica
ESTATÍSTICA BÁSICA - Pedro A. Morettin, Wilton O. Bussab - Editora Atual.
ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO - William J. Steverson - Editora Harbra.
ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS - Pedro A. Barbetta - Editora UFSC.
Bibliografia Complementar