Projeto Literário

Golfinhos do Rio Mampituba


Torres e Passo de Torres - Rs - Brasil

        Este é um projeto de um livro que trata principalmente sobre os golfinhos do litoral das praias de Torres e Passo de Torres, onde vive uma comunidade de golfinhos (tursiops truncatus - flipper), mais conhecidos pelos pescadores locais como "botos". 

Estes "botos" possuem o costume de adentrarem o Rio Mampituba (rio que divide as duas praias e que deságua no Atlântico) e, nele auxiliam os pescadores de tarrafa na captura dos peixes. Comportamento encontrado apenas no sul do Brasil, Austrália e em uma pequena praia na África Ocidental. 

Este livro tratará sobre este comportamento, onde é possível apreciar e constatar a colaboração, inteligência e nobreza destes seres dos oceanos para com a nossa espécie humana.

O livro procura conscientizar a população local, brasileira e internacional, sobre estes golfinhos, suas características, comportamentos, hábitos, inteligência e importância, bem como servir de base, motivação e amparo às atividades de preservação da natureza, assim como servir de guia e inspiração para as crianças e futuras gerações para que tenham uma melhor compreensão do mundo no qual vivem, sua relação com ele e com as demais espécies com que compartilham o planeta.

Esta obra, inédita e pioneira no Brasil, além de ser de fácil leitura e compreensão às crianças e pessoas em geral, também satisfaz e leva informação de ponta aquelas pessoas que possuem alguma formação acadêmica tradicional e que estão comprometidas com o pensamento científico.

No livro serão abordadas questões como a comunicação dos golfinhos, ecolocalização, terapia com golfinhos, sua inteligência e relação com a nossa espécie, bem como perservação ambiental.

 

Recentemente mais um passo foi dado no andamento do livro

Dos dez capítulos que compõem o livro, seis foram enviados para a a revisão, faltando agora apenas 4 capítulos a serem revisados.

Os últimos capítulos que ainda estavam por serem concluídos, receberam esta semana um bom empurrão, através de um relatório recebido sobre as características e situação do Rio Mampituba, que servirá para complementar os dados referentes ao rio.

O andamento da obra, segue conforme o esperado.

 

   Seguimos buscando o apoio financeiro necessário para a publicação deste trabalho pioneiro no Brasil, que inclui grande número de pessoas, colaboradores, estudiosos de outras nacionalidades, ongs,  pescadores, surfistas, estudantes das escolas de 1° grau da região entre outros.

    Também necessitamos de material de apoio, mais bem câmera fotográfica profissional, para tirar as fotos dos "botos" que ainda faltam.

 

Se você tiver interesse em apoiar este projeto inteligente, envie-nos um e-mail que lhe enviamos o Projeto Literário - Golfinhos do Rio Mampituba .     

Com desejos de sucesso!