Organização Empresarial

A organização das empresas e instituições divide-se em 2 tipos. A saber: formais ou informais, que por sua vez podem ser verticais e horizontais.

 

A primeira tem estruturas mais hierarquizadas e burocráticas. Contudo, as outras não têm muitos cargos e são mais desburocratizadas. Ou seja as verticais são mais complexas e mais demoradas na tomada de decisão (por ex. Instituições escolares e empresas multinacionais).

 

Todavia, as instituições formais possuem algumas desvantagens: dificuldades na retransmissão de informação e na burocratização das decisões. Mas, também, vantagens: são mais praticas e de simples concretização.

Então, para finalizar, podemos afirmar que as vantagens deste género de organização empresarial superam as desvantagens



O tema Organização do mundo do trabalho tem surgido várias vezes na impressa. 

Por isso o economista Abel Pinto, aponta 4 elementos nos quais ela se assenta. A primeira desigualdade entre os trabalhadores e crescente precariedade do trabalhador. Em seguida, crescimento da gestão de medo e, por fim, o último ausência de estímulo para o perfeccionismo dos funcionários, pois estes encaram o emprego como uma sobrevivência para si e para o seu agregado familiar.

Então, podemos concluir que é necessário existir uma alteração na organização do mundo do trabalho.