O que é Depressão

            
De acordo com a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), Depressão é um Transtorno de Humor caracterizado normalmente pela redução da atenção e da concentração, diminuição da auto-estima, ideias de culpa e suicídio, pessimismo, alterações do sono e do apetite, podendo apresentar também angústia, ansiedade e agitação motora. Completando o quadro dos sintomas mais comuns, observa-se ainda emotividade, ausência da sensação de prazer na vida, redução do interesse sexual, baixa imunidade, desânimo, despreocupação com a higiene pessoal e com a aparência, desinteresse pelo trabalho ou estudo, irritabilidade e isolamento.

             Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgados em 2001, indicam que a Depressão ocupa na atualidade o 4º lugar entre as causas de ônus em doenças degenerativas e mortes prematuras. As informações divulgadas revelam que os índices da doença são crescentes, tendo aumentado 60% nos últimos quarenta e cinco anos e até o ano de 2020 a Depressão deverá ocupar o 2º lugar na referida classificação, perdendo apenas para as doenças cardíacas.

Atualmente, segundo a OMS, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão em todo o mundo. Embora existam algumas variações nos dados veiculados, estima-se que 15% a 20% da população mundial passará por pelo menos um episódio depressivo ao longo da vida.

Apesar da Depressão poder se manifestar em qualquer fase da vida (de bebês a idosos), estatísticas revelam que o primeiro episódio depressivo ocorre com mais freqüência entre os 25 e os 44 anos de idade, atingindo mais as mulheres do que os homens, numa proporção aproximada de 2:1.