MP6 PLAYER - Como reconhecer?


Refere-se usualmente o nome de MP6 Player a todo o aparelho eletrônico no padrão MPEG (Moving Picture Expert Group), que além de possuir suporte aos formatos de compressão de Música (MP3) e Vídeo (MP4), também possui câmera digital integrada e mais uma das seguintes funções:

  • Telefone celular
  • Suporte a programas ou jogos em Java

MPEG

Acrônimo de Moving Pictures Experts Group o MPEG é um grupo de trabalho da Organização Internacional para Padronização (ISO) para o desenvolvimento de padrões para vídeo e áudio digitais.

Não há padrões desenvolvidos pelo grupo para os formatos atuais MP5 e MP6. Esta denominação foi criada pela própria indústria que começou a designar tais aparelhos com estes nomes.

Celular ou MP6?

Muitos celulares conseguem suportar formatos MP3/MP4 player com a mesma qualidade dos tocadores. Vendo assim pode-se imaginar que tais aparelhos também podem ser denominados de MP6.

Até mesmo os fones de ouvido que acompanham os aparelhos celulares têm se modernizado, como os da linha Walkman da Sony-Ericsson, ou os fones Bluetooth estéreo da Motorola.

Porém há 2 diferenças cruciais a saber:

  • Tocadores MP6 derivam dos seus descendentes MP3 e MP4. Enquanto que Celulares derivam de outros Celulares mais antigos, geralmente produzidos por empresas de comunicações móveis como a Nokia e Motorola.
  • Capacidade de armazenamento, alguns tocadores conseguem chegar a até 80 GB com leitores de HD enquanto os celulares alcançam um máximo de 4GB.

Tendências

O aumento da capacidade de armazenamento é uma das principais tendências para os aparelhos. 

Eletrônicos com vocação musical, como iPhone, da Apple, já chegam ao mercado com memória de até 8GB (gigabytes), mas com as entradas para cartões presentes em outros modelos, não há limite para o acervo musical. 

Com a estréia da TV digital no Brasil, em dezembro, os usuários de celular poderão ainda acessar no seu celular a programação da TV aberta, sem custos adicionais com o conteúdo ou com o tráfego - a exemplo do que já ocorre em países como Japão.

Do ponto de vista dos aparelhos, a popularização do vídeo no celular depende cada vez mais do desenvolvimento de telas maiores e mais confortáveis - o que já pode ser observado em alguns equipamentos de ponta, como próprio iPhone e o seu rival LG Prada, entre outros exemplos.

Links

Padrões oficiais de audio e vídeo pela MPEG:

http://www.chiariglione.org/mpeg/standards.htm