Disciplinas‎ > ‎

Sociologia

Postagem sem título

postado em 14 de nov de 2018 04:41 por ANDERSON DA SILVA SANTOS

Entregar dia 22/11/2018 

2° E e F


8.1. VIOLÊNCIA e CRIME

 

Em um sentido amplo podemos dizer que violência é toda atitude ou comportamento que desrespeita as boas relações de convivência social, causando danos a outras pessoas, seres vivos ou objetos (meio ambiente, patrimônio público e etc). Exemplo falta de saudações ou atos socio-educacionais como: bom dia, obrigado, licença, por favor, aperto de mãos, manifestações de carinho com os entes queridos. Podemos ressaltar também qualquer tipo de preconceito ou racismo como atos de violência inaceitável.

Em um sentido restrito violência se refere a invasão da autonomia e integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentai (deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente. Neste caso a violência converte-se em crime, que é a transgressão das regras legais de uma determinada sociedade e, que se comprovada, o ato criminoso sofre sanções penais e legais prescritas ou consuetudinárias.

 

 8.2. ASPECTOS DA VIOLÊNCIA

 

A violência penetrou em todos os aspectos da vida, ela se manifesta constantemente e cotidianamente, na economia (exploração do homem pelo homem, coação do Estado, dependência material, discriminação do trabalho da mulher, trabalho infantil, imposições injustas, etc.); na política (o domínio de um ou vários partidos, o poder do chefe, o totalitarismo, a exclusão dos cidadãos na tomada de decisões, a guerra, a revolução, a luta armada pelo poder, etc.); na ideologia (implantação de critérios oficiais, proibição do livre pensamento, subordinação dos meios de comunicação, manipulação da opinião pública, propaganda de conceitos de fundo violento e discriminador que resultam cômodos à elite governante, etc.); na religião (submissão dos interesses do indivíduo aos requerimentos clericais, controle severo do pensamento, proibição de outras crenças e perseguição de hereges), na família (exploração da mulher, ditado sobre os filhos, agressões, etc.), no ensino (autoritarismos de gestores, castigos, proibição de programas livres de ensino, etc.), no exército (voluntarismo de chefes, obediência irreflexiva de soldados, castigos, etc.), na cultura (censura, exclusão de correntes inovadoras, proibição de editar obras, ditados da burocracia, etc.,).

Uma das principais caraterísticas de nossa sociedade é a situação social de paranoia ou sensação de insegurança, isto é, os indivíduos passam a viver em um clima de constante ameaça psicológica, traumatizados pela possibilidade de ser vítima de atos violentos. Uma das causas dessa sensação é a constante propagação e aumento das vitimização de crimes urbanos.

 

 

8.3. TIPOS DE VIOLÊNCIA

 

Violência Física – A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.

São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras.

A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma Embriagues Patológica ou um Transtorno Explosivo.

Violência Psicológica – A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada. A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.

Violência verbal – A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.

Violência sexual – Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física. A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.

Negligência – A negligência é o ato de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outrem) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento. Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves.

 

8.4. O CICLO DA VIOLÊNCIA

 

Quando a violência se manifesta ela já é consequência de diversas orientações dentro das relações sociais. A dinâmica e a complexidade da vida social moderna cria um clima propicio para despertar atitudes ante-social no ser humano.

 Sendo um fenômeno provocado pela estrutura social e resultante em conflitos que se expressam nos vários grupos no qual fazemos parte. Neste sentido, todo nosso comportamento é determinado por algo exterior a nós. Normalmente as nossas atitudes refletem em consequências de outras gerando um ciclo ou uma teia de relações conflituosas devidas o conjuntos das diversas relações sociais que existem.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

1 – ATIVIDADE. Responda em seu caderno:

a) – O que é violência?

b) – Cite alguns tipos de violência corriqueiros em nosso meio social.

c) – Qual a origem do termo violência?

d) – O que é crime?

e) – Explique os aspectos da violência na: economia, política, ideologia, religião, família, ensino exército e cultura.

f) – Explique o que se entende por sensação de insegurança e sua causa?

g) – Cite e explique os diversos tipos de violência que existem na sociedade.

________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- ATIVIDADE DE PESQUISA:

a) – Pesquise em todas as fontes possíveis e copie no seu caderno, o que é Bulying e como se manifesta em nossa realidade social? Como podemos resolver este problema social?

b) – Pesquise em todas as fontes possíveis e copie no seu caderno, o que é Racismo, como se manifesta e qual a Lei que pune este tipo de violência?

Postagem sem título

postado em 17 de jun de 2018 09:53 por ANDERSON DA SILVA SANTOS   [ 4 de fev de 2019 17:13 atualizado‎(s)‎ ]

1-2 of 2