News

App desenvolvido por Terapeuta Ocupacional

postado em 17 de mai de 2015 02:25 por Miryam Pelosi

Aplicativo "Minha rotina especial" desenvolvido por uma terpaeuta ocupacional auxilia a organizar a rotina de crianças.

Vale a pena conhecer!


Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em matérias

postado em 3 de mai de 2015 11:14 por Miryam Pelosi

FINLÂNDIA SERÁ O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A ADOTAR TRANSDISCIPLINARIDADE EM TODAS AS ESCOLAS.

RENATO CARVALHO 23 DE MARÇO DE 2015  NOTÍCIAS 121 COMENTÁRIOS

Atualização: O título original deste artigo era “Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em matérias”. O título e alguns trechos do artigo foram alterados após autoridades educacionais finlandesas se manifestarem afirmando que algumas informações divulgadas na matéria original do The Independent, nas quais este texto foi baseado, estão equivocadas. Até este momento, o The Independent continua mantendo a sua versão inicial, mas o Rescola optou por se ater às informações confirmadas pelo Finnish National Board of Education. Além disso, publicamos um artigo de Pasi Sahlberg, um dos maiores especialistas mundiais em reforma educacional, esclarecendo os pontos controversos e trazendo maiores informações. (28.03.2015)


finlandiaseraoprimeiropaisaabolirmaterias00_01A campainha toca, mas, em vez da aula de História, começa a aula de “Primeira Guerra Mundial”, planejada em conjunto pelos professores especialistas em História, Geografia, Línguas Estrangeiras e (por que não?) pelo professor de Física que achou que seria uma boa oportunidade para trabalhar os conceitos de Balística.À tarde, outro sinal, mas os alunos não vão ter aula de Biologia. Hoje a aula é sobre “Ecossistema Polar Ártico”, ministrada pelos professores especializados em Biologia, Química, Geografia e o de Matemática, que percebeu que os dados sobre o derretimento das geleiras seriam úteis para o estudo de Estatística.


Em pouco tempo, cenários como esse, que já são comuns nas principais escolas da capital Helsinki, poderão ser encontrados em toda a rede de ensino do município e nas cidades do interior. O objetivo é claro:

A Finlândia quer ser o primeiro país do mundo a adotar em todas as suas escolas o ensino por “Tópicos” multidisciplinares (ou “Fenômenos”, conforme a terminologia adotada pelos educadores finlandeses).

Há anos, a educação finlandesa vem sendo considerada a melhor do mundo. Com “segredos” como valorização dos professores, atenção especial aos alunos com mais dificuldades, valorização das artes e de diferentes formas de aprendizagem e uma radical redução no número de provas e testes, o país tem consistentemente dividido as mais altas posições nos rankings do PISA (Programme for International Student Assessment, ou Programa para Avaliação Internacional de Estudantes) com Cingapura, mas com as vantagens de oferecer uma educação universalmente gratuita e livre dos tremendos níveis de estresse aos quais os estudantes asiáticos são submetidos.

Apesar dos excelentes resultados (ou talvez por causa deles), a Finlândia pretende continuar repensando e aprimorando seu sistema educacional. “Não é apenas Helsinki, mas toda a Finlândia que irá abraçar a mudança”, afirma Marjo Kyllonen, gerente educacional de Helsinki. “Nós realmente precisamos repensar a educação e reprojetar nosso sistema, para que ele prepare nossas crianças para o futuro com as competências que são necessárias para o hoje e o amanhã. Nós ainda temos escolas ensinando à moda antiga, que foi proveitosa no início dos anos 1900 – mas as necessidades não são mais as mesmas e nós precisamos de algo adequado ao Século 21.”

Naturalmente, a ideia de substituir “Matérias” por “Fenômenos” como forma de dividir o conteúdo escolar e apresentá-lo aos alunos sofreu resistência inicial, principalmente dos professores e diretores que passaram suas vidas se especializando e se preparando para ensinar matérias. Mas com suporte do governo – inclusive incentivos financeiros através de bonificações para os professores que aderissem ao método – os professores foram gradualmente se envolvendo e hoje aproximadamente 70% dos professores das escolas de ensino médio da capital já estão treinados e adotando essa nova abordagem.

Atualmente, as escolas finlandesas já são obrigadas a oferecer ao menos um período de ensino transdisciplinar baseado em Fenômenos por ano. Na capital Helsinki, a reforma está sendo conduzida de forma mais acelerada, com as escolas sendo encorajadas a oferecer dois períodos. A previsão de Marjo Kyllonen é de que em 2020 a transição estará completa em todas as escolas do país.


Saiba mais sobre a Educação na Finlândia (conteúdo em inglês):



Cuaderno de apoyo a la comunicación com personas mayores en el hogar

postado em 3 de abr de 2015 12:53 por Miryam Pelosi

Conheça o material sobre Comunicação Alternativa desenvolvido 
pelo Governo da Espanha       



Aplicativo Splashmath

postado em 11 de mai de 2014 07:09 por Miryam Pelosi   [ 11 de mai de 2014 07:10 atualizado‎(s)‎ ]

Conheça o aplicativo Splashmath

Aplicativo com jogos pedagógicos de matemática organizado por anos de escolaridade.

Ainda disponível apenas em inglês, mas muito interessante!


Site Reab.me - Boas dicas de Tecnologia Assistiva

postado em 11 de mai de 2014 07:01 por Miryam Pelosi

Conheça o site Reab.me

Dicas simples de recursos de Tecnologia Assistiva

 Saiba mais em: http://www.reab.me



Site alemão de atividades

postado em 11 de mai de 2014 06:59 por Miryam Pelosi

Kleuteridee

Veja atividades pré-escolares nesse blog. O material não está em português, mas tem tabuleiros bem interessantes e exemplos de atividades.

http://kleuteridee.nl/spelletjes/


Blog com recursos de atividades adaptadas

postado em 11 de mai de 2014 06:55 por Miryam Pelosi

Blog com recursos para adaptações curriculares que reune sugestões e atividades de outros blogs e sites. O material é um pouco confuso, com muitas propagandas no meio dos textos, mas vale a pena conhecer. As atividades não estão em português, mas você pode traduzir o site para português e ter uma boa idea do que aparece por ali.


Saiba mais: http://www.aulapt.org/


Inauguração Brinquedoteca do IPPMG - RJ

postado em 1 de mai de 2014 06:56 por Miryam Pelosi   [ 3 de mai de 2014 02:28 atualizado‎(s)‎ ]

Projeto TO BRINCANDO

Inauguração da Brinquedoteca TO BRINCANDO - Movimento Down Correios

Atendimento gratuito de Terapia Ocupacional no IPPMG - Ilha do Fundão

Saiba mais da reportagem do RJ TV da Rede Globo - Clique aqui



1-8 of 8