Em que consiste a massagem...

    
         A massagem é uma forma de demonstrar carinho e preocupação, podendo ter efeitos profundos na saúde e bem-estar, ajudando a relaxar mental e fisicamente o utente. Não só tem por objectivo resultados terapêuticos, como pretende o relaxamento e a satisfação do doente com o próprio corpo.

Com o decorrer da massagem é muito importante que o terapeuta esteja concentrado e em contacto com o utente porque, dessa forma, poderá emitir a energia positiva para o bem-estar e confiança do utente.

A massagem tem efeitos benéficos para o utente mas, em contrapartida, se não tivermos em consideração a história clínica do doente, a técnica de massagem poderá ser prejudicial para o mesmo. Por exemplo, um utente super hipotenso só poderá receber massagem, se este se encontrar sentado ou, se por acaso estiver deitado, o terapeuta deverá estar sempre em comunicação com ele, para prevenir o desmaio.

É muito complicado estabelecer a duração ideal da massagem, dado que depende de muitos factores, entre os quais se encontram a zona de tratamento, a sensibilidade do doente e o seu estado geral, os objectivos que se pretendem alcançar com o tratamento, a idade, o sexo e sobretudo é importante ter presente a história clínica do doente.  

Comments