Conflitos x Interesses

 


 

A DIVERSIDADE DOS PONTOS DE VISTA

.introdução.    .árvores de conhecimento.    .inteligência coletiva.    . vídeo.    .quem somos.

      

 

         Ao se falar em ciberespaço ou era digital muitas questões podem ser levantadas. Entre elas, a que será sucintamente abordada aqui: a diversidade dos pontos de vista quando o assunto é inclusão digital.

        O desenvolvimento das tecnologias digitais e a fusão das redes interativas, queira ou não, colocam a humanidade diante de um caminho sem volta: já não somos tão tradicionais como antes. As práticas, atitudes, modos de pensamento e valores estão, cada vez mais, sendo condicionados pelo novo espaço de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores: o ciberespaço.  

      Mas então? Será que essa idéia de adesão ao mundo virtual é bem aceita por todos? A resposta é não! No mundo em que se vive, a busca por novas tecnologias na área da informação está cada vez mais constante. "Deixa-se de usar papel e caneta e passa-se a usar o computador" !  E, é verdade : a vivenciada era digital agrada a muitos, mas não a todos

      São vários os problemas enfrentados pelo Estado no que diz respeito ao uso desmoderado da internet. Através do mundo virtual, pode-se afirmar que, o crime ganhou "liberdade" para ser cometido. Outro exemplo dessa crítica situação é o fato de que na maioria dos órgãos públicos o sistema de informatização é fundamental para o exercício de suas atividades e caso "caia a rede"  o trabalho ali exercido fica comprometido. Pessoas que ainda não se adaptaram à essas novas tecnologias também preferem posicionar-se contra. A maioria delas por acreditar que se está perdendo em termos culturais, uma vez que o fácil acesso à informatização tem se evidenciado e trago comodidade aos usuários e por isso os velhos e bons livros de cabeceira têm sido deixados de lado... Mas há aqueles que argumentam explicitamente a favor: publicitários, empresários e comerciantes acreditam no sucesso da divulgação de seus produtos por meio da internet. Estudantes, em geral, se adaptaramde tal forma que dela já não conseguem abrir mão. "Imagine só: deixar de ir no google para ir a uma biblioteca..."  Infelizmente esse tipo de pensamento permeia a cabeça de muitos jovens. Mas é importante ressaltar que a internet  como fonte de pesquisa e lazer é uma ótima opção! Mas deve-se ficar atento quando dela fizer uso, pois o mundo virtual ainda é desconhecido e cheio de surpresas e quando mal utilizado é uma grande ameaça ao sucesso.

       Então... aos que acompanham essa tendência: sejam bem vindos à era digital! Aos que não acompanham:  interem-se do assunto, já que o uso de meios de comunicação informatizados tem se tornado instrumento primordial para a realização de atividades do dia-a-dia.

 

E reflita, pois como diz a charge acima:

 

"Na internet, ninguém sabe quem é você ."

 

 

 

 

 

 

Veja também: 

Direito Autoral na Internet    

 

 

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Texto produzido com inspiração no capítulo XIV do livro Cibercultura de Pierre Lévy 

 

 

  

 

voltar