Informação aos candidatos à Escola

Página do SPO da Escola António Arroio

O que dizem os nossos alunos

textos e depoimentos de alunos da escola

 

 

 

 

 


Informação sobre
Ensino Artístico Especializado

procura em: Jovens/Cursos do Ensino Artístico/Artes Visuais e Audiovisuais

Perfil e Plano de Estudos dos Cursos desta Escola - Ensino Diurno

Os Cursos estão organizados da seguinte forma:

O 10º é um ano comum. Todos os alunos desenvolvem experiências em várias áreas na disciplina de Projecto e Tecnologias, de forma a iniciarem a aprendizagem do desenvolvimento de projectos e experimentarem várias tecnologias e materiais.
No 11º ano os alunos escolhem um dos 4 cursos e uma especialização, iniciando aí uma formação mais especializada na disciplina de Projecto e Tecnologias.
No 12º ano os alunos prosseguem a especialização escolhida na disciplina de Projecto e Tecnologias.
      
Para além da disciplina de Projecto e Tecnologias, as restantes disciplinas da Formação Geral, Artística e Técnico-Artística são comuns aos vários cursos, excepto as disciplinas de Imagem e Som A (que é obrigatória no Curso de Comunicação Audiovisual) e de Geometria Descritiva A (que é obrigatória nos restantes cursos) e a disciplina de Opção.
 
Os programas das disciplinas são os mesmos que nos Cursos Científico-Humanísticos e, portanto, preparam os alunos para os exames de ingresso no Ensino Superior.

...............................................................................................................................

Candidatos ao 10º ano

O pedido de transferência é apresentado na escola que o aluno frequenta, em prazo fixado pelo próprio estabelecimento, no final de cada ano lectivo.
 
Prazo limite para a recepção dos processos nesta escola: Julho (data a definir)
Data de afixação da lista de alunos admitidos: Julho (data a definir)
Matrículas: Julho e Agosto (datas a definir)
 
Critérios de seriação dos alunos para o 10º ano
 
As vagas são preenchidas dando prioridade sucessivamente aos alunos:
a) alunos da escola que ficaram retidos pela 1º vez;
b) candidatos à escola pela 1ª vez:
- nota de Educação Visual ou disciplina afim (da área artística);
- média aritmética das disciplinas  concluídas no 9º ano;
- idade, dando prioridade aos mais novos
c) candidatos com idade superior a 18 anos (até 30 de Setembro), dando prioridade aos mais novos.
 
Os candidatos que já têm frequência do 10º ano devem solicitar na sua escola que seja anexo um certificado do Ensino Básico ao processo de transferência.
 
Não tem sido possível admitir todos os alunos que se candidatam à escola. A melhor forma de garantires a tua entrada é aplicares-te nos estudos durante o 9º ano.
 
Embora a escola esteja em obras, convidamos os candidatos a visitá-la. Podem  vir com um colega ou amigo que já seja nosso aluno ou simplesmente vir pedir mais informações sobre a escola.  

...............................................................................................................................

Candidatos ao 11º ano
 
Ao abrigo do regime de permeabilidade (Despacho Normativo nº 36/2007) podemos receber nesta escola alunos para o 11º ano que tenham feito o 10º ano de um dos seguintes cursos:
Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, Curso Tecnológico de Design de Equipamento ou Curso Tecnológico de Multimédia.
 
Os alunos que forem aceites no 11º ano estão dispensados de fazer as disciplinas do nosso currículo que tenham em falta do 10º ano (Projecto e Tenologias e em alguns casos História da Cultura e das Artes) iniciando essas disciplinas directamento no 11º ano.

 
Procedimentos para a candidatura:
 
1. Deve solicitar uma entrevista no Serviço de Psicologia e Orientação desta escola. A entrevista é feita por marcação, por telefone ou email, entre 15 de Maio e 15 de Julho.
 
2. Deve apresentar um requerimento ao Presidente do Conselho Executivo entre o final das aulas e 31 de Julho.
 
No requerimento deve constar:
A identificação do aluno;
A indicação do curso que pretende frequentar e a indicação de alternativas, caso não tenha vaga no curso que escolhe em primeiro lugar;
A identificação do Encarregado de Educação;
Um nº de telefone para contacto.
 
3. Ao requerimento deve anexar um documento comprovativo das classificações do 10º ano passado pela respectiva escola.
 
A resposta aos requerimentos pode ser dada até ao dia início de Setembro.
Uma vez que a aceitação da candidatura está sujeita à existência de vaga, enquanto aguarda a resposta o aluno deverá fazer a matrícula num outro estabelecimento de ensino.
A seriação para as vagas é feita com base nas notas do 10º ano.
 
Ensino Recorrente Nocturno
 
Pode ser pedida permeabilidade para o 11º ano do Ensino Recorrente Nocturno se o aluno tiver mais de 18 anos.

............................................................................................................................... 
Não são aceites candidaturas ao 12º ano
...............................................................................................................................