SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO





"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas,
mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana."
Carl Gustav Jung


     
O SPO, serviço de psicologia e orientação, funciona na Escola Básica e Secundária de Arcozelo desde o ano lectivo de 1993/04. A actual psicóloga, Maria Fernanda Alves, entrou no ano lectivo seguinte. O plano de actividades delineado, na altura, baseou-se nas características da população escolar, isto é, foi dirigido para dar resposta aos alunos dos 2º e 3º ciclos.

  
 
   
 
Em 2003/04, com a constituição do Agrupamento de Arcozelo, o SPO estendeu a sua área de influência, passando a abranger os alunos das EB1 e JI, embora de forma limitada. A partir de 2009/10, os alunos do Centro Educativo de Arcozelo, ficam contemplados no horário do SPO.  


O SPO um serviço especializado para acompanhar os alunos ao longo do seu percurso escolar, intervindo em situações tais como dificuldades de aprendizagem, problemas de atenção e hiperactividade, dificuldades nas relações interpessoais e de integração escolar, desmotivação académica, bem como na orientação vocacional.

psicólogo na escola desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Actividades da Escola.

O psicólogo sendo um “técnico do comportamento”, examina a forma como os pensamentos, os sentimentos e as emoções afectam as atitudes das pessoas visando ajudá-las a conhecerem-se e a desenvolverem competências psicológicas para resolverem os seus problemas.