Programas‎ > ‎

Uma Floresta Animada


A partir de uma parceria com o Finnish Film Contact, instituição de apoio à divulgação da cinematografia finlandesa e a Embaixada da Finlândia em Lisboa, o Space Ensemble criou um filme-concerto de forte apelo à imaginação e curiosidade.

Um programa que vai agradar a toda a família, pelos filmes infantis e educativos, pela música ao vivo e pela diversidade de instrumentos utilizados (harpa, piano, serrote, saxofone, theremin).

Pretendemos apresentar na Primavera-Verão de 2009, não só em cine-teatros e salas de espectáculos, mas também em locais ao ar livre, em festas municipais, festas escolares, em festivais de cinema, música e animação de rua, apostando no ambiente do cinema ao ar livre para fazer chegar o espectáculo ao maior número de pessoas possível.


Os Filmes:

O programa de filmes é composto de curtas-metragens de animação contemporâneas dos realizadores Heikki Prepula e de episódios da série Turilas & Jäärä, dos realizadores Ismo Virtanen e Mariko Härkönen.

Heikki Prepula criou estes filmes para as crianças do ensino pré-primário e primário, e neles trata temas como a amizade, a co-existência pacífica, a cooperação, a ajuda aos amigos e às pessoas mais fracas e a capacidade para resolver problemas.

Ismo Virtanen e Mariko Härkönen, apresentam-nos as histórias de dois insectos, Turilas & Jäärä, que vivem numa floresta e utilizam os objectos de uma forma surpreendente e pouco convencional. Estes realizadores, pretendem com esta série de filmes “ensinar a apreciar a criatividade e a reciclagem. Queremos encorajar as crianças a usar mais a sua imaginação e a inventar os seus próprios brinquedos.”


O Concerto:

O Space Ensemble acompanha estes filmes com interpretações ao vivo, recriando assim o ambiente do tempo do cinema mudo.

Este ensemble tem-se notabilizado por usar nas suas apresentações instrumentos pouco convencionais, tais como o theremin, Air-Fx, sequenciadores, samples, DJ set, contratear, mesa, serrote, balões, brinquedos em perfeita sintonia com os instrumentos clássicos (harpa, flauta, piano) ou populares (guitarra, clarinete, saxofone, bateria, contrabaixo).

Ao longo do espectáculo alguns destes instrumentos serão apresentados e algumas crianças poderão ser convidadas a subir ao palco para os experimentar.

Para desafiar a curiosidade, o grupo promete revelar detalhes importantes da Finlândia, com referências óbvias à terra do Pai Natal, aos pilotos de corridas de automóveis, aos bosques e aos lagos.





Ċ
Nuno Alves,
12/03/2009, 08:23
ĉ
Nuno Alves,
12/03/2009, 08:23
Comments