Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem 

Venha estudar conosco!

No Brasil, ter diploma de curso superior, em faculdade pública de qualidade, como a FATEC, é um diferencial no mercado de trabalho. Nosso país necessita de mão de obra qualificada na cadeia produtiva para se desenvolver e se tornar mais competitivo no cenário mundial. Apenas 11% da população brasileira de 25 a 60 anos possui nível universitário. Em países desenvolvidos este índice é superior a 30%, sendo que em alguns países como o Canadá, o índice é superior a 50%. O Brasil precisa de muitos tecnólogos!

O Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem da Fatec Itaquera é de nível superior, público (gratuito), com duração de 3 anos. É uma ótima oportunidade para aperfeiçoar conhecimentos na área de soldagem, participar de concursos que exigem nível superior, poder fazer pós graduação, ser promovido de cargo e ter melhores perspectivas financeiras.

Ensino público de qualidade
Os professores das disciplinas básicas são titulados e os professores das disciplinas profissionalizantes possuem comprovada experiência profissional na Indústria. Nossa infraestrutura de salas de aula e laboratórios são novas, com muitos equipamentos sendo instalados com as mais modernas tecnologias. Veja o álbum de fotos da Fatec Itaquera.
 
Clique aqui para ver a grade curricular do curso.

Na Fatec Itaquera o curso é oferecido em dois turnos:
  • Manhã (40 vagas): Segunda a sexta-feira, das 7:30 às 12:50
  • Noite (40 vagas): Segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:30 e sábados, das 7:30 às 11:00.
Localização de fácil acesso
A FATEC Itaquera fica em local de fácil acesso, em frente às estações do Metrô e CPTM Itaquera, ao lado do estádio do Itaquerão, na Zona Leste da cidade de São Paulo. 
Endereço: Av. Miguel Ignácio Curi, 360 - Vila Carmosina - Itaquera. 
Tel. 11 2056-4347 / 11 2056-4245 

Ingresso via vestibular
Para quem tem possibilidade de escolha de turno, o vestibular para a turma da manhã costuma ser menos concorrido que o da noite. É mais fácil o ingresso. No turno da manhã a média tem sido de 1 a 3 candidatos por vaga e no da noite de 3 a 6.

Mercado de trabalho
Na área de soldagem, o tecnólogo formado pode seguir carreira em grandes empresas, pode se tornar prestador autônomo de serviços de soldagem ou até mesmo abrir sua própria empresa de soldagem, contratando técnicos para trabalhar. A carreira acadêmica é outra possibilidade.

O tecnólogo em soldagem adquire competências para:
  • Realizar e vistoriar projetos de estruturas soldadas;
  • Planejar e gerenciar processos de produção envolvendo processos de soldagem;
  • Elaborar orçamentos e avaliações econômicas de projetos com processos de soldagem;
  • Qualificar soldadores;
  • Avaliar e emitir laudos técnicos de juntas soldadas;
  • Planejar e coordenar ensaios destrutivos e não destrutivos;
  • Desenvolver pesquisas para novos produtos;
  • Automatizar processos de soldagem;
  • Atuar na gestão empresarial, ensino e treinamento dentro de seu campo profissional;
  • Atuar na área de vendas e compras técnicas, dentro das atividades de soldagem;
  • Solucionar problemas de soldagem;
  • Propor programas de manutenção de elementos soldados;
  • Planejar e executar ensaios de soldabilidade; 
  • Avaliar qualidade de materiais e serviços envolvendo soldagem;
  • Selecionar produtos e corpos de prova para realização de ensaios de qualidade de produtos soldados.
  • Atuar em programas de Gestão Ambiental em áreas relacionadas a processos de soldagem
Área de inspeção:
O curso de Processos de Soldagem abrange disciplinas que preparam aqueles que desejam ter certificação de Inspetor de Soldagem N2 pela FBTS (Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem) ou de Inspetor N1, N2 N3 pela ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção).  
Vale ressalvar que cursos preparatórios para certificações costumam ser pagos, sendo que as disciplinas abrangidas no curso da Fatec Itaquera cobrem a maior parte do conteúdo dos cursos preparatórios, gratuitamente.

Pós-graduação
Ao se formar, o tecnólogo também tem a possibilidade de prosseguir os estudos em cursos de pós graduação lato sensu, por exemplo, no curso de especialização em Engenharia de Soldagem, ou ingressar em programas de mestrado e posteriormente de doutorado.

Segunda graduação
Para quem deseja obter um diploma de engenharia, existe a possibilidade de obter o diploma economizando 2 a 3 anos de mensalidade. Quem se forma tecnólogo na Fatec pode eliminar as disciplinas equivalentes já cursadas em cursos de engenharia. Isto é possível porque os cursos da Fatec são de nível superior. 


Links relacionados ao curso de Processos de Soldagem da Fatec Itaquera