Início‎ > ‎Sociedade‎ > ‎

Espaços

As cidades são construções no espaço cujo crescimento e dinâmicas são apenas perceptíveis no decurso de longos anos. As cidades são os edifícios, as ruas, as avenidas, os transportes, o trânsito, o comércio, as indústrias, quando existem, e as pessoas. Elementos físicos e móveis das cidades são tão importantes como as pessoas e as suas atividade. O mobiliário urbano e os cartazes publicitários são também uma outra espécie de elementos que ajudam à leitura duma cidade. 

As cidades têm uma legibilidade nas suas estruturas e nos seus elementos e dinâmicas. Estes elementos têm identificáveis no meio ambiente e servem-nos de orientação como a  sensação visual da cor, da forma, da polarização da luz ao longo do dia, o cheiro, o ouvido, etc..  

O texto abaixo revela como podemos efetuar a leitura duma cidade através da percepção do seus habitantes.

Na literatura, em livros sobre viagens e em artigos de jornais entre outros  encontram-se referências à imagem das cidades e descrições ambientais.

As cidades têm legibilidade e cada indivíduo cria e sustenta a sua própria imagem e pode variar significativamente entre diferentes observadores. Elas têm rotas e percursos que podem ser identificados.

Ler mais...


Ċ
Manuel Rodrigues,
11/03/2018, 13:07
Comments