SOCEMU

A Medicina de urgência e emergência no Brasil parece ainda não ter encontrado sua paternidade. Foge a esta afirmação o Estado do Ceará, que sempre caracterizado pelo seu pioneirismo, mais uma vez partiu na frente e, em maio de 1998, reativou uma sociedade médica voltada diretamente  para o atendimento médico de urgência e emergência. A SOCEMU – Sociedade Cearense de Medicina de Urgência – assumiu o compromisso de difundir e qualificar o conhecimento médico de urgência e emergência e vem trabalhando incansavelmente para melhorar o perfil médico da emergência no estado. Ela tem a frente um grupo de médicos apaixonados pela emergência e preocupados em transformar as emergências cearenses em exemplos de qualidade e humanidade. Segundo o seu presidente, Dr. Frederico Arnaud, “estamos entrando num campo onde o conhecimento técnico aliado à ação imediata podem definir a vida ou a morte de um paciente”.

O grande objetivo da SOCEMU é estimular a formação do médico emergencista, que seria o médico capacitado a dar o primeiro atendimento médico de urgência independentemente de sua especialidade e seja qual for a patologia do paciente. Como também está apto a realizar procedimentos cirúrgicos decisivos para a sobrevivência do paciente, como drenagem torácica, traqueostomia, drenagem pericárdica, dissecçâo venosa, dentre outros. Para isso, a SOCEMU vem realizando periodicamente cursos tratando dos mais variados capítulos das emergências médicas, sempre contando com a participação expressiva de médicos das mais variadas especialidades. Trouxe para o Ceará cursos de reconhecimento internacional, como BLS (Basic Life Support), ACLS (Advanced Cardiac Life Support), PALS (Pediatric Advenced Life Support ), todos pertencentes à American Heart Association (AHA). Mais de 1500 profissionais já foram certificados por esses cursos.

Atualmente, conta com um programa de Residência Médica em Emergências, um dos pioneiros no país, e luta incansavelmente, dia após dia, para o reconhecimento desta importante especialidade.


Comments