Smartphone

Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre do inglês) é um telemóvel com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível a qualquer pessoa desenvolver programas que podem funcionar nesses telefones. Geralmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, e uma agenda de contatos que pode utilizar toda a memória disponível do celular – não é limitada a um número fixo de contatos. Um smartphone pode ser considerado um telefone celular com as funcionalidades de um PDA.
Integração nos smartphones

Um aparelho de última geração pode ter mais de 64 GB de dados disponíveis e o iphone 4s, além de GPS nativo, possui filmadora, câmera digital, editores de texto, planilhas eletrônicas e centenas de aplicativos. A integração das funções no dispositivo também é de grande importância. Alguns aplicativos podem utilizar o GPS, o tocador (player) de música e a conexão de dados simultaneamente – caso do Nokia Sports Tracker. Com esses recursos, durante um treinamento de corrida ou caminhada, o usuário pode acompanhar sua velocidade, a distância percorrida e o tempo de duração, além de ouvir música. Também é possível exportar os dados para o Google Earth, ver o trajeto no mapa e verificar quais músicas foram ouvidas no percurso.
Smartphones x J2ME

Apesar de grande parte dos telemóvel atuais serem capazes de rodar novos aplicativos escritos em J2ME (ou midlets), estes não podem ser considerados verdadeiros "smartphones"[carece de fontes], pois a funcionalidade deste tipo de aplicativos é limitada, devido ao acesso aos recursos de software e hardware não serem feitos de forma direta, mas sim por intermédio da JVM - Java Virtual Machine. por outro lado muitos celulares utilitários de Java ME 4.0 já podem ser considerados Smartphones como os LGs Gt350 e 360, devido ao fato de terem hardware e software mais desenvolvidos que os celulares Java comuns.
Sistemas operacionais

Atualmente os principais sistemas operacionais existentes são:Java ME(em alguns celulares), Blackberry OS, Windoavaws Mobile,Windows Phone, iOS, Symbian, WebOS, Android e Maemo, MeeGo, sendo os cinco últimos baseados em Linux.
Distribuição dos Sistemas operacionais

1. Nokia - Symbian - 39% do mercado

2. Google - Android – 37% do mercado.

3. Apple - iOS - 13% de participação de mercado.

4. Samsung - Bada OS – 12% de participação de mercado.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone
Links Externos http://www.linkgratis.com.br/materia/O_Que_e_Smartphone/
http://pdaphonehome.com/
http://wiki.openmoko.org/wiki/Distributions