O que é extranet


Uma extranet é uma rede privada que utiliza a tecnologia da Internet e do sistema de telecomunicações públicas em segurança da partilha de informação de uma empresa ou operações com os fornecedores, fornecedores, parceiros, clientes ou outras empresas. Uma extranet pode ser visto como parte da intranet de uma empresa que é estendida para os usuários fora da empresa. Também tem sido descrito como um "estado de espírito" em que a Internet é percebida como uma forma de fazer negócios com outras empresas, bem como a venda de produtos aos clientes.
Estes podem incluir a gestão de servidores de firewall, a emissão e utilização de certificado digital s ou meios semelhantes de autenticação de usuários, criptografia de mensagens, eo uso de redes privadas virtuais (VPN s) que abrem caminho através da rede pública.

As empresas podem usar uma extranet para:

  • Troca grandes volumes de dados através de Electronic Data Interchange (EDI)
  • Compartilhe catálogos de produtos exclusivamente com os grossistas ou aqueles que "no comércio"
  • Colaborar com outras empresas sobre os esforços de desenvolvimento conjunto
  • Co-desenvolvimento ea utilização de programas de treinamento com outras empresas
  • Fornecer ou aceder aos serviços fornecidos por uma empresa para um grupo de outras empresas, como uma aplicação bancária online administrado por uma empresa em nome dos bancos filiados
  • Compartilhar a notícia de interesse comum exclusivamente com empresas parceiras

Quando alguma informação de uma empresa é aberta a clientes ou fornecedores, essa rede passa a ser chamada de extranet. Se sua empresa tem uma intranet e seu fornecedor também e ambas essas redes privadas compartilham uma rede entre si, para facilitar pedidos, pagamentos e o que mais precisarem, essa rede compartilhada é conhecida como extranet. Ainda, se sua empresa abre uma parte de sua rede para contato com o cliente, ou permite uma interface de acesso dos fornecedores essa rede com ele é chamada de extranet.

Conectando seu negócio com o resto do mundoTecnicamente, os sistemas que permitem isso são os mesmos da intranet, com a diferença que aqui é necessário um acesso à internet. A diferença básica entre intranet e extranet está em quem gerencia a rede. O funcionamento é o mesmo e a arquitetura da rede é a mesma. Só que em uma intranet, quem gerencia é só uma empresa, enquanto que em uma extranet, os gerentes são as várias empresas que compartilham a rede.

Conclusão e Revisão

Só lembrando que as intranets e extranets podem não estar conectadas ao resto da internet. Isso vai depender muito dos gerentes e das permissões. Mas, diz-se que se uma intranet está conectada à internet e permite o acesso a partes de sua rede a pessoas fora da empresa, essa rede torna-se uma extranet.

Como vimos, não existem diferenças técnicas entre internet, extranet e internet, somente diferenças de uso. Intranets e extranets são usados por empresas, enquanto a internet é usada por todos nós.

Resumo

A Extranet e uma porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação.

Tomado o termo em seu sentido mais amplo, o conceito confunde-se com Intranet. Uma Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).

Empresa extendida


O acesso à intranet de uma empresa através de um Portal (internet) estabelecido na web de forma que pessoas e funcionários de uma empresa consigam ter acesso à intranet através de redes externas ao ambiente da empresa.

Uma extranet é uma intranet que pode ser acessada via Web por clientes ou outros usuários autorizados. Uma intranet é uma rede restrita à empresa que utiliza as mesmas tecnologias presentes na Internet, como e-mail, webpages, servidor FTP etc.

A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

Exemplificando uma rede de conexões privadas, baseada na Internet, utilizada entre departamentos de uma empresa ou parceiros externos, na cadeia de abastecimento, trocando informações sobre compras, vendas, fabricação, distribuição, contabilidade entre outros.

Fonte: Parte do texto foi extraido de:
Baixaqui.com.br
Wikipédia.com


Comments