Home‎ > ‎Curiosidades‎ > ‎

Onde está a cabeça de Tiradentes?

A cabeça de Tiradentes estaria enterrada na casa em que morou Bernardo Guimarães, em Ouro Preto.

Em resumo, a história é a seguinte:

A Coroa Portuguesa foi impiedosa com o líder do Movimento da Inconfidência. Mandou esquartejar o corpo de Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes - para tentar inibir o surgimento de outros movimentos de libertação do Brasil de Portugal.

As autoridades portuguesas mandaram para cada canto da Colônia um pedaço do corpo para amedontrar os idealistas da libertação.

A Ouro Preto, capital da Província das Minas Geraes e berço do movimento, foi enviada a cabeça de Tiradentes, num barril de salmoura.

A cabeça foi espetada num mastro em praça pública, sob a guarda de uma sentinela.

Uma noite, a cabeça sumiu e ninguém sabe ao certo o que aconteceu mas existem várias versões.

Segunda uma das versões, contada pelo próprio B.G., um admirador do herói, à noite, roubou a cabeça num momento em que a sentinela dormiu.

"Com uma comprida vara, faz saltar do poste a caveira, apanha-a rapidamente, e de novo desaparece com o favor das trevas e do nevoeiro", escreve B.G. num de seus melhores contos, A Cabeça de Tiradentes.

Esse sorrateiro vulto seria o padre Manuel da Silva Gatto (com esse nome, não se sabe por que autoridades portuguesas não desconfiaram dele...).

Gatto teria escondido a cabeça na copa de sua casa, na parte da cidade que, por coincidência, chama-se Bairro das Cabeças. Casa que depois passou a pertencer à família de Bernardo Guimarães.

O historiador Basílio de Magalhães afirma que o padre Gatto, à beira da morte, entregou a B.G. a cabeça de Tiradentes, a qual teria sido enterrada pelo poeta no quintal da casa.

É possível que a cabeça ainda esteja lá.



Comments